Repelente faz mal a saúde?

Além da ameaça da febre amarela , temos outras doenças transmitidas pela picada de inseto : dengue, chikungunya e zika vírus . São doenças que podem evoluir de forma grave e infelizmente não possuem tratamento específico , por isso a prevenção é fundamental .

Os repelentes formam uma camada de vapor (protetora) na superfície da pele que exala odor sensível aos insetos, o que os impede de se aproximar da pele. É preciso atenção, a substância pode ser tóxica se usada inadequadamente.

Mas será seguro usar em crianças ? Podem causar mal à saúde ? Vamos ver estas e outras dúvidas sobre o uso deste tipo de produto :

É seguro usar repelentes em crianças?

Sim. No caso dos bebês a partir de seis meses, são recomendados repelentes à base de IR3535 ( locão antimosquito ).Já crianças com idade entre 2 e 12 anos não devem ser expostas a repelentes à base de DEET com concentração acima de 10%.

Há algum tipo de repelente que é mais eficaz contra o Aedes aegypti ?

Não há um tipo específico ou mais eficaz contra o Aedes . O que varia entre eles é o tempo que dura a proteção do repelente .

O repelente pode ser aplicado no rosto?

Sim, mas é melhor evitar. Caso seja necessária a aplicação, garanta que o produto não entre em contato com os olhos, a boca e o nariz, e nunca aplique no rosto de crianças! Se isso ocorrer , lave com água em abundância .

Posso dormir com repelente ?

Não. A medida deve ser evitada por todas as pessoas, mas principalmente por crianças e gestantes. Antes de dormir, remova o produto com água e sabão.

Por quê?

O mecanismo do repelente é a vaporização do produto em contato com a pele , liberando um odor que causa repulsa ao mosquito. O lençol e as roupas de manga longa funcionam como uma barreira ao cheiro do repelente, perdendo a eficácia do produto , aumentando o risco de alergias .

Apesar de seguro se usado corretamente, o repelente é uma substância química e pode causar reações alérgicas ou intoxicações na criança quando utilizado em excesso.

Pode-se usar perfume com repelente?            

Não. Aromas de alguns perfumes podem causar o efeito oposto do repelente: atrair insetos. A mistura ainda pode evoluir com uma reação alérgica devido a mistura de loções.

O repelente pode ser usado junto com o protetor solar?

Sim. Mas atenção ! O filtro solar reduz o o efeito do repelente . Uma dica para usar o repelente junto com o protetor solar é aplicar primeiro o filtro e esperar 20 minutos . Assim você diminui os risco de alergias e melhora a ação de ambos .

Posso usar repelente natural?

Depende. Algumas preparações naturais , como a citronela, podem afastar o mosquito. No entanto, a maioria deles tem um tempo de ação bem menor que os produtos industrializados, por evaporarem rápido.  A citronela, por exemplo, dura de 20 minutos a 2 horas na pele.

O risco de alergia e queimadura química nas crianças é alto , por isso não é indicado o uso de preparações caseiras nos pequenos .

Fazem mal à saúde ?

Sim. O uso excessivo de repelentes pode ocasionar reações como dermatites (inflamação crônica da pele), alergias respiratórias e, em casos mais graves, alterações neurológicas .

Podem ser usados diariamente, mas com moderação : deve ser aplicado até três vezes ao dia. Mais do que isso pode causar intoxicação

Assim, para evitar qualquer contratempo, o mais aconselhável é seguir passo a passo o modo de uso destacado no rótulo da embalagem, evitar o uso prolongado dos produtos e não passá-los em olhos , bocas e nariz .

1 comentário Adicione o seu

  1. Yamada disse:

    A matéria vem em boa hora,com a chegada da primavera e o começo da estação chuvosa em boa parte do País, os locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti se multiplicam

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s