Tudo sobre natação para bebês

A natação para bebês é uma modalidade que vem sendo cada vez mais procurada por pais que querem estimular e acelerar o desenvolvimento de seus filhos. Estudos já mostraram que a atividade treina a coordenação motora, estimula o sistema cardiovascular, aumenta a capacidade pulmonar e reforça o sistema imunológico.

Normalmente, os pais interessados em colocar seus bebês na natação tem algumas dúvidas que os impedem de dar o primeiro passo. Pensando nisso, separei algumas dúvidas mais comuns sobre o assunto :

1.O contato precoce com a água fará com que ela não desenvolva medo de entrar na piscina ou no mar?

Não . O receio de entrar na água é adquirido depois de um trauma ou por causa dos pais, que repassam seus próprios medos à criança.

2. Bebês que frequentam a piscina têm mais chance de desenvolver problemas no ouvido?

Sim. A dor de ouvido acontece devido a umidade no canal auditivo. Uma atitude que ajuda a evitar o problema é enxugar bem o ouvido da criança e não usar cotonete. Isso porque a cera protege o ouvido contra as bactérias , fornecendo-nos barreira natural a água e reduzindo a umidade.

3. Os bebês com problemas respiratórios se beneficiam com a natação ?

Sim. A natação fortalece a musculatura torácica e reduz os problemas respiratórios crônicos , como a asma . Mas a piscina não deve ser tratada com cloro.

4. Piscina com cloro ou ozônio?

Depende . Para as crianças com problemas respiratórios ou quadros alérgicos ( rinite , dermatite ) a piscina com cloro está contra indicada . Para as demais crianças , o uso do cloro está liberado.

5. A partir de qual idade o bebê pode fazer natação ?

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é a partir dos 6 meses de vida, pois nessa idade o pequeno já terá tomado boa parte das vacinas (estando bem imunizado) e o duto do ouvido estará bem desenvolvido, o que diminui o risco de infecções.

6. Quanto mais cedo , mais rápido ele irá aprender a nadar?

Não. O objetivo é apenas estimular a coordenação e desenvolvimento de várias áreas como os sentidos, tato, a audição, o olfato, e a visão. A coordenação motora e o aprendizado só vem após os 4 anos de idade.

7. Tudo bem a criança usar boia?

Não . A utilização da boia durante as aulas de natação não é indicada porque pode limitar a aprendizagem do pequeno.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s