Adolescente com acne ? Veja como tratar em 3 passos

Adolescente tem acne . Em menor ou maior grau , mas ela estará presente . A puberdade faz com que os níveis hormonais fiquem elevados, especialmente a testosterona. Esses hormônios causam mudanças nas glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo). Essa oleosidade acontece para proteger a pele e mantê-la úmida. A acne começa quando o óleo se mistura com células mortas da pele e obstrui os poros – bactérias podem crescer nessa mistura

Espremer ou cutucar espinhas deve ser evitado , assim como o uso de produtos caseiros . Não se deve também acreditar em soluções milagrosas, pois elas só pioram o quadro. A acne pode ser angustiante e irritantemente persistente. Suas lesões cicatrizam lentamente e, muitas vezes, quando começam a melhorar, outras parecem surgir.

Tratamento da acne

Os tratamentos disponíveis para a acne, portanto, incluem cremes, géis, sabonetes e antibióticos orais, além da isotretinoína. Os tratamentos complementares que podem ser recomendados pelo dermatologista , que incluem uma boa limpeza de pele .

Primeiro passo : reduzir a oleosidade

Não adianta lavar várias vezes ao dia : isso provoca o efeito rebote , e aumenta a oleosidade . O ideal é usar o sabonete apropriado , a base de enxofre ou ácido salicílico, 2 vezes ao dia .

Usar adstringente e um hidratante próprio para pele com acne também auxiliam muito no combate a oleosidade da pele .

Segundo passo : tratar as pústulas

Espinha inflamada ou com pus , dói e incomoda muito . Usar secativo ajuda e em alguns casos mais graves ( com muitas lesões ) podemos usar antibiótico tópico ( clindamicina ) ou oral ( azitromicina ).

Terceiro passo: prevenção

Limpeza de pele ou esfoliação 1 vez na semana mantém a pele limpa e ajuda a desobstruir os poros, atuando na prevenção da acne .

O uso de ácidos na pele , como o glicólico , auxilia na redução das manchas e mantém a pele mais uniforme . O uso de protetor solar também é fundamental: procure usar na forma de gel . Compressas de chá de camomila auxiliam a diminuir a irritação da pele e não possuem contraindicação .

Mitos e verdades sobre espinhas

1. Comer chocolate causa espinhas ?

Depende. É que o problema em si não está tanto no cacau, mas sim nas grades quantidades de açúcares e gorduras presentes em alguns chocolates. Quando há uma presença exagerada de gorduras saturadas na alimentação, aumenta também a probabilidade da acne se manifestar.

Produtos artificiais, como alguns sucos e molhos, doces industrializados, bolachas recheadas, salgadinhos e alimentos congelados, além de carnes muito gordurosas, frituras, pães e laticínios em geral, se ingeridos sem moderação, também podem ser responsáveis pela presença das espinhas.

2. Espinhas não devem ser espremidas,

Verdade. Cutucar a pele, além de não eliminar toda a acne, pode deixar marcas, manchas e cicatrizes irreversíveis. Ah! Tocar o rosto em excesso, assim como deixar os cabelos em contato constante com a pele também agravam a acne. Não cutuque, ok?

3.Tomar sol ajuda a melhorar o aspecto das espinhas

Mito. O que ocorre ao se expor ao sol, por conta do bronzeamento, é uma sensação inicial de melhora no aspecto das lesões da pele. Porém, o efeito posterior é o rebote – ou seja, um aumento da oleosidade e das inflamações.

4.A prática de exercícios físicos pode melhorar o aspecto da pele

Verdade. Pelo menos, se combinada a uma alimentação saudável e outros hábitos a favor da pele , como o trio básico: limpeza, hidratação e proteção.

Tratamento caseiro

Veja duas receitas caseiras que funcionam muito bem para espinhas :

Argila verde

Este ingrediente é um desintoxicante que ajuda a absorver os restos de sebo, assim como as células mortas que obstruem os poros.

Como usá-la?

• Em primeiro lugar, umedeça uma pequena quantidade de argila verde até obter uma pasta;

• Esfregue-a sobre o rosto e, então, deixe-a agir por 20 minutos;

• Enxágue com água morna, fazendo massagens suaves para facilitar a eliminação do produto;

• Repita seu uso 2 vezes por semana.

Chá verde

Rico em compostos antioxidantes e adstringentes, o chá verde é certamente um produto revitalizante que ajuda a limpar o rosto em profundidade para minimizar o surgimento da acne.

Como utilizá-lo?

• Borrife um pouco de infusão de chá verde sobre o rosto e, então, deixe-a agir por 15 minutos;

• Limpe com uma toalha úmida ou então enxágue com água fria;

• Use-o pelo menos 3 vezes por semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s