Por que existe vacina oral e injetável ?

Doenças contraídas pela ingestão de água e de alimentos contaminados têm vacina oral. É o caso do rotavírus e do vírus da pólio. Assim, a vacina faz o mesmo trajeto do vírus , estimulando o organismo a produzir anticorpos, elas oferecem proteção às áreas mais sensíveis, como boca, estômago e intestino.

A vacina oral é feita com vírus atenuados , ou seja , o agente infeccioso é processado em laboratório e perde seu poder nocivo. Uma vez no corpo, ele se reproduz e provoca a resposta imunológica do organismo , sem causar a doença ,mas oferencendo imunidade .

A maioria das crianças não costuma manifestar efeitos colaterais. Mas durante as primeiras 48 horas após a aplicação da vacina do rotavírus , pode acontecer de apresentar um pouco de febre baixa, diarreia e em alguns casos fezes com sangue.

Já contra doenças transmitidas pelo ar , como pneumonias , difteria, coqueluche, sarampo e caxumba , a vacina é injetável , com o agente infeccioso inativado. Ele está morto, eliminando o risco de se desenvolver a doença.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s