A primeira menstruação

Um fato muito marcante na vida de toda menina é a primeira menstruação. Eu me lembro direitinho do dia em que ela aconteceu: minha mãe não me orientou e eu não sabia nada sobre o assunto . Tudo o que aprendi foi com as minhas amigas : de como colocar o absorvente até como tratar da TPM.E eu não quero que isso aconteça com a sua filha .

Lidar com as inseguranças e os novos cuidados necessários com o seu corpo exige um grande apoio por parte dos pais. Até que a adaptação a esse novo fenômeno aconteça, é necessário que a menina se sinta à vontade para esclarecer suas dúvidas e, caso os pais não se sintam preparados para dar as orientações necessárias à filha, uma primeira consulta ao ginecologista pode ser uma boa opção.

1. Quando ela virá?

A primeira menstruação ocorre na puberdade, por volta dos 12 anos. Após o surgimento das mamas e pelos , demora cerca de 2 anos para a primeira menstruação ( menarca) . Incialmente o fluxo é pequeno e vai aumentando gradualmente . Não é um ciclo regular ( todo mês vem a cada 21 dias ) e os primeiros sinais da TPM ( tensão pré menstrual) já aparecem.

A idade da primeira menstruação da mãe serve como parâmetro para a sua filha .

2. Por que as vezes tenho corrimento ?

A menstruação propicia uma maior proliferação de bactérias na vagina devido à presença de sangue . Se realizada uma higiene inadequada , podem surgir corrimentos e mau cheiro. O uso de sabonetes próprio para região íntima é indicado e evite os sabonetes antibacterianos.

3. Eu sangro tanto que fico mal. Posso ter anemia ?

Por serem os primeiros meses, pode acontecer de o fluxo ser bem forte. Com o passar do tempo, ele vai se regularizando e tende a diminuir um pouco. Lembre-se de que essa perda de sangue é normal , por isso não provoca anemia .

4. Eu posso tomar pílula para regular o fluxo ?

Não é recomendado que o início do uso da pílula anticoncepcional se dê logo após a primeira menstruação. Isso porque, na maioria das vezes, o organismo ainda não está completamente preparado.

O ideal é que o uso da pílula comece apenas dois ou três anos após a primeira menstruação. Ela precisa fazer uma consulta antes de começar a tomar a pílula. O médico indicará o remédio que melhor se adaptará a ela.

O uso antecipado e errado do anticoncepcional pode atrapalhar o desenvolvimento hormonal da garota.

5.Por que todas as minhas amigas já menstruaram e eu não?

A idade da primeira menstruação é muito variável e sofre a influência de vários fatores , como a idade em que a mãe menstruou , raça , peso e se pratica esportes , por exemplo.

6.É verdade que vou parar de crescer depois que menstruar pela primeira vez?

O crescimento não estaciona completamente após a menarca, mas continua em um ritmo menor por cerca de 2 a 4 anos e então pára.

7.Usar absorventes internos “tira a virgindade”?

Não.O hímen normal tem uma pequena abertura que permite a saída do sangue menstrual da vagina.É nessa abertura natural que os absorventes internos e coletores são acomodados, o que não rompe a membrana.

Considera-se que a virgindade de uma garota é perdida quando acontece sua primeira relação sexual com penetração, rompendo o hímen — o que, em alguns casos, pode causar sangramento.

Converse com a sua filha e elimine as possíveis dúvidas !

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s