Meningite pode matar em poucas horas?

Quem não tem medo de meningite? Médico tem pavor ! São muitas histórias e pouca notícia verdadeira sobre a doença , o que vamos tentar esclarecer hoje .

A meningite é uma doença caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. O problema é provocado por fungos, vírus ou bactérias e, se não tratado corretamente, pode gerar consequências graves.

A agente infeccioso é transmitido pelas vias respiratórias, que passa do nariz para o sangue, é levada para o cérebro onde estão as meninges e provoca uma infecção. Os sintomas aparecem em pouco tempo. Os mais característicos são febre alta, mal-estar, vômitos, dor de cabeça e no pescoço.

As meningites virais são mais comuns no Brasil. Em grande parte dos casos, o diagnóstico sequer é feito, pois trata-se de um quadro leve. Já no caso das bacterianas , a infecção é mais grave e geralmente evolui com sequelas graves até a morte.

A maioria das meningites virais é mais benigna e evolui sem tratamento. Já as causadas por bactérias podem ser graves e devem ser tratadas imediatamente com antibióticos.

Quem pega meningite ?

A incidência da meningite tem um pico na primeira infância. Quanto mais jovem a criança for, maior a possibilidade de ficar doente.

A forma viral, normalmente se resolve sozinha. A fúngica é mais lenta. No entanto, a bacteriana é a mais grave, rápida e quando não mata, deixa sequelas como cegueira, surdez e amputação de membros. Isso por que ela causa uma lesão no tecido cerebral.

Quando os sintomas surgem, é sinal que o quadro já está grave e pode evoluir para óbito em poucas horas.

Como proteger as crianças?

No caso dos bebês, a ocorrência é baixa, mas o índice de letalidade é grande, mesmo que se receba todo o tratamento. Então é muito importante vaciná-los a partir dos dois meses. Já no caso dos adolescentes, a bactéria é muitas vezes assintomática, o que é muito perigoso, pois alguém contaminado pode transmiti-la a um grande grupo de pessoas sem nem saber.

O único meio de se proteger é através da vacinação .A meningite meningocócica é a mais grave . A vacina contra o grupo C ( mais comum no Brasil sendo responsável por cerca de 70% dos infectados) já está disponível na rede pública.

Existem vacinas para os tipos A, B, W e Y de meningococo, mas que não são disponibilizadas pela rede pública, apenas pelas clínicas privadas. Essas vacinas são indicadas na infância e são recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações.

Dúvidas comuns da vacina

1. Posso pegar meningite tomando a vacina?Não, pois nenhuma destas vacinas é feita com microrganismos vivos, apenas com parte ou fragmentos deles, capazes de desencadear a resposta imunológica com produção de anticorpos, mas incapazes de provocar doença.

2.Porque é melhor vacinar antes de 1 ano de idade?Porque este é o período em que as meningites são mais frequentes, mais graves e apresentam maiores riscos de sequelas ou mesmo morte.

3.Quais os efeitos colaterais dessas vacinas?Os eventos adversos destas vacinas costumam ser leves, como febre e manifestações no local da aplicação (dor, edema e vermelhidão).

4. Mas a vacina para a meningite tipo B é muito cara , precisa mesmo ?

Sim. O fato de seu filho estar vacinado para o sorotipo C não o deixa protegido contra os demais sorotipos.

A vacina contra o tipo B é ministrada aos 3, 5 e 7 meses, com reforço depois de 1 ano de vida e, em adultos, em duas doses, com intervalo de dois meses.

Há ainda uma vacina contra os tipos A, C, W e Y. Em bebês, deve ser dada aos 3, 5 e 7 meses com reforço após 12 meses e outros reforços a cada cinco anos. Já nos adultos a dose é única.

O adolescente que não foi vacinado na infância vai receber uma dose única.

5.Tomando todas as vacinas eu não vou ter meningite?Infelizmente não. O que você vai fazer é reduzir muito as chances de ter a doença. Meningite pode ser causada por muitos agentes, como vírus, tuberculose, fungos e outras bactérias. Muitos vírus acometem o sistema nervoso e causam meningite, não existindo vacina contra eles.

Como se pega meningite?

Em aglomerações em ambientes fechados , como os hospitais . Por isso é fundamental os pais evitarem ao máximo de expor seus filhos desnecessariamente em um Pronto socorro. Os casos graves e as suspeitas de meningite estarão lá na sala de espera ao seu lado.

A transmissão ocorre por objetos contaminados ( copos , talheres , pratos ) e pelas vias respiratórias . Lave sempre as mãos , cubra a boca ao tossir , são dicas do tempo da vovó e ainda valem muito. Previna-se.

1 comentário Adicione o seu

1. Yamada disse:

Boa matéria, linguagem clara e objetiva e as ilustrações explicativas garantem o melhor entendimento.

Curtir