Qual melhor descongestionante nasal?

Um nariz entupido incomoda … muito! Não dá para respirar , atrapalha o sono , para comer e não tem posição que alivie.Quando são as crianças , pior ainda : é choro , reclamação , birra e pais desesperados.

O nariz funciona como um filtro do ar. A cada respiração ele reduz o número de partículas que iriam para o pulmão. Ele retém poeira , bactérias , pó e quando alguma coisa aparece de errado , pumba ! Ele fica irritado.

O nariz incha , começa a produzir secreção e por isso a passagem do ar fica pequena , dando a sensação de falta de ar . Precisamos respirar com mais força para entrar um fluxo de ar satisfatório.

Os descongestionantes nasais , com critério e sob orientação médica , proporcionam alívio imediato, porque contêm substâncias vasoconstritoras (nafazolina, fenoxazolina, oximetatazolina, fenilefrina, pseudoefredina) em sua fórmula. Resultado: os vasos contraem, o fluxo de sangue diminui, o edema da mucosa regride, a produção de muco baixa e as pessoas voltam a respirar normalmente.

Mas o seu uso é proibido em crianças !

Olha a carinha dos vilões . O Neosoro possui um produto com o mesmo nome , mas a base somente de soro fisiológico , o que confunde muitas mães ( e até médicos ) que podem fazer o uso da forma errada.

Certa vez atendi uma criança na sala de emergência devido ao uso de descongestionante : a mãe achou que era tudo igual e fez uso do Neosoro conforme o pediatra orientou , usando meio conta gotas em cada narina . A superdosagem do descongestionante nasal quase provocou uma parada cardíaca , sendo a criança encaminhada para UTI, pois a mãe usou a formulação adulto , que continha nafazolina.

Isso ocorre devido a ação dos descongestionantes nasais não ser somente local , no nariz .A substância vasoconstritora ( presente no medicamento ) é absorvida pelo organismo e alcançando o sistema cardiovascular, pode levar a uma sobrecarga do coração. Arritmias cardíaca , taquicardia , aumento da pressão arterial , tonturas e dor de cabeça são alguns dos sinais do efeito colateral dessas drogas .

É importante destacar, ainda, que, nas crianças pequenas, o uso dos descongestionantes nasais pode ter consequências desastrosas, uma vez que pode provocar depressão do sistema cardiorrespiratório e levar à morte.

Vale lembrar que muitos comprimidos indicados para alívio dos sintomas das gripes e resfriados possuem substâncias vasoconstritoras em sua fórmula que podem potencializar os efeitos indesejáveis da droga .

O nariz pode ficar viciado?

Sim. O uso do descongestionante nasal provoca uma melhora imediata , mas depois o nariz volta a entupir , pois foi tratado somente o sintomas e não a causa. Com o uso contínuo o nariz torna-se “viciado” , diminuindo progressivamente, o intervalo entre as aplicações a ponto de precisar ter sempre à mão um frasco do medicamento para poder respirar melhor. 

Esse grau de dependência resulta num distúrbio chamado rinite medicamentosa ou vasomotora, cujo principal sintoma é o nariz entupido provocado por alterações no nariz que leva à perda da capacidade de contrair e dilatar os vasos sem “as gotinhas milagrosas”.

O que fazer com o nariz entupido?

O ideal é a velha e boa lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% que pode ser realizada de diversas formas , pois existem jatos suaves e moderados .

O aspirador nasal também pode ser uma alternativa ao uso de medicação.Mas um hábito de algumas mães de irem até o hospital para realizar a limpeza com sucção , definitivamente , não é recomendado.

Lembre-se : a congestão nasal não é doença. É sintoma. Resfriados comuns, gripes, rinites, sinusite, crises alérgicas, exposição prolongada ao ar condicionado, pólipos nasais, desvio de septo são condições que podem dificultar a passagem do ar pela cavidade nasal. Identificar a causa é fundamental para orientar o tratamento.

Fica a dica.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. watch this disse:

    Hi to every body, it’s my first go to see of this web site;
    this web site carries amazing and truly excellent data for visitors.

    Curtido por 1 pessoa

    1. meudodoi disse:

      Thank’s ! Remember : a new post every day !

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s