Impetigo : a doença de pele mais comum na infância

É uma infecção bacteriana da pele , muito comum e altamente contagiosa, mais comum na face ou pernas e braços . Acontece após um pequeno trauma da pele ou mesmo após a picada de insetos.

Embora possa acometer pessoas de qualquer idade, o impetigo é mais comum em crianças entre dois e seis anos, especialmente nos meses mais quentes e úmidos do ano e em ambientes com condições de higiene precárias.

Sintomas

A principal manifestação da doença é o aparecimento de pequenas bolhas parecidas com espinhas cheias de pus , especialmente ao redor do nariz e da boca, mas que também podem surgir nos braços e nas pernas. Quando rompem e vazam, essas bolhinhas dão lugar a feridas avermelhadas que, depois, são cobertas por uma crosta cor de mel.

O impetigo é altamente contagioso e sua contaminação costuma ocorrer através do contato direto com a pele lesionada, ou ainda através de toalhas, roupas e brinquedos, no caso das crianças. A criança deve ficar afastada da escola durante o período de tratamento.

O tratamento do impetigo deve começar tão logo seja feito o diagnóstico da doença ou, no máximo, 48 horas depois do aparecimento dos primeiros sintomas para evitar complicações. Ele inclui a indicação de antibióticos por via oral ou em forma de cremes e pomadas de uso tópico, isto é, aplicados diretamente sobre as lesões cutâneas, depois que as crostas foram amolecidas com água morna e retiradas.

Mesmo que os sintomas tenham melhorado com as primeiras doses ou aplicações do antibiótico, é fundamental que seu uso seja mantido nos horários e prazo prescritos pelo médico para evitar que as bactérias desenvolvam resistência aos remédios.

Por que tratar ?

Em geral, o impetigo é uma doença benigna que evolui favoravelmente, desde que receba o tratamento adequado. Em alguns poucos casos, porém, podem ocorrer as seguintes complicações:

• Glomerulonefrite pós-estreptocócica – doença renal grave produzida pela mesma bactéria do impetigo ;

• Celulite infecciosa – doença grave, potencialmente fatal, que afeta os tecidos sob a pele , com a disseminação da bactéria pelo corpo.

• febre reumática : doença que atinge articulações e o coração , não tem cura . É a principal causa de transplante de válvulas cardíacas no Brasil .