Qual a diferença entre resfriado , gripe e H1N1?

A maioria dos brasileiros pode tomar a vacina que protege contra a gripe. Porém, como não há vacinas disponíveis para toda a população, o governo define alguns públicos que são mais suscetíveis à doença, correm um risco maior de sofrer complicações após a infecção ou têm contato diário com várias pessoas e, assim, transmitiriam o vírus para muita gente ( profissionais de saúde ) .

A vacinação se inicia a partir do dia 10 de abril .

Quem deve tomar ?

Em comparação com 2018, não teremos nenhuma alteração em relação ao público que deve levar a picada. A escolha desses grupos se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e apresentarem uma maior probabilidade de complicações da doença ou por possuir contato diário com outras pessoas infectadas, o que aumenta o risco de transmissão. A lista inclui:

• Crianças de 6 meses a 5 anos

• Gestantes

• Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias

• Profissionais da saúde

• Professores da rede pública e particular

• População indígena

• Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide e idosos acima de 60 anos

• Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia

• Portadores de doenças genéticas como a Síndrome de Down e de Klinefelter

• Adolescentes internados em instituições socioeducativas.

A vacinação reduz em quase 50% os casos graves dos grupos de risco. É importante que todo público-alvo compareça aos postos de vacinação.

Quais os vírus da vacina 2019?

Todos os anos, os subtipos dos vírus da gripe que serão incluídos no imunizante mudam. Isso porque os diferentes causadores dessa infecção circulam pelo mundo e sofrem mutações com frequência.Em 2019, os tipos de vírus incluídos em nossa campanha são o H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.

A vacina é a mesma de 2018. E, nunca é demais lembrar, a vacina deve ser tomada todos os anos porque o nível de anticorpos se reduz ao longo dos meses.

Qual a diferença da vacina particular?

Ao contrário da rede pública, que distribui a versão trivalente do imunizante, esses lugares geralmente disponibilizam a tetravalente. A diferença está na presença de um quarto tipo de vírus na composição, o que eleva o nível de proteção. Além das cepas H1N1, H3N2 e do tipo B Yamagata, ele apresenta o vírus tipo B Victoria. O custo médio varia entre 100 reais.

Qual a diferença entre resfriado , gripe e H1N1?

Os sintomas são semelhantes , mas com intensidades diferentes . Na dúvida sempre procure um médico , principalmente nos casos das crianças menores de 5 anos.

Febre

-Resfriado: baixa ou quase inexistente;

-Gripe comum: não ultrapassa os 39 graus;

-H1N1: mais de 39 graus e com início súbito.

Dor de cabeça

-Resfriado: baixa ou quase inexistente;

-Gripe comum: moderada;

-H1N1: intensa.

Cansaço

-Resfriado: moderado;

-Gripe comum: moderado;

-H1N1: extremo.

Dor de garganta

-Resfriado: moderada;

-Gripe comum: intensa;

-H1N1: leve.

Tosse

-Resfriado: leve a moderada;

-Gripe comum: moderada;

-H1N1: seca e contínua.

Catarro

-Resfriado: moderado;

-Gripe comum: forte e com congestionamento nasal;

-H1N1: incomum.

Dores Musculares

-Resfriado: leves;

-Gripe comum: moderadas;

-H1N1: intensas.

Verdades e mitos

1. Gripe mata ? Sim .Se não for tratada a tempo, pode causar complicações respirar graves, inclusive a morte, sobretudo nos grupos de alto risco.

2. Quem tomou a vacina precisa tomar de novo ? Sim. Os anticorpos diminuem após alguns meses da aplicação .

3. Lavar as mãos é eficaz contra gripe ? Sim. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.

Um lembrete : aglomerações facilitam o contágio ! Por favor evitem ir ao Pronto Socorro desnecessariamente ! Este será o local mais contaminado em uma epidemia.

4. Quem não faz parte do grupo de risco não tem direito a vacina pelo SUS ? Não . Todo ano sempre sobram vacinas na rede básica de saúde , sendo utilizadas em livre demanda , para toda a população.

5. Quem teve gripe este ano não precisa tomar a vacina ? Não . Existem muitos vírus circulantes e a vacina continua sendo essencial.

6. Quem tomou a vacina da pneumonia está protegido ? Não . A vacina da pneumonia previne contra bactérias e da gripe , contra alguns tipos de vírus .