Como ensinar as crianças a amarrar o tênis

Quem tem criança sabe , chega a hora de ensinar a amarrar os sapatinhos e não é uma tarefa fácil . Amarrar os sapatos pode até parecer um ato mecânico e simples de realizar. Mas, para as crianças, essa atividade também significa um marco, a independência . Para conseguir dar o nó nos cadarços do tênis, ela precisa ter desenvolvido uma série de capacidades motoras e cognitivas que as eles deixamos passar despercebidas nesta ação tão cotidiana.

Amarrar o tênis é uma operação complexa, que envolve várias etapas, de segurar bem os cadarços até apertar os nós. Exige coordenação motora e espacial . Crianças a partir dos 6 anos já conseguem dar as primeiras laçadas.

Dicas para a técnica de amarrar

Você pode ensinar a técnica pela qual você aprendeu e tem mais facilidade , mas se não der certo , tenho algumas dicas :

use cadarços coloridos : O uso de cores ajuda a maioria das crianças a entender e memorizar o procedimento.Depois de passar os cadarços nos tênis, calce a criança. Fique do lado dela e mostre os gestos lentamente para que ela possa comparar os seus movimentos com os movimentos dela.

cartão easy laps : Cruzar os cardaço, passar por baixo, puxar firme, dar uma volta com o cardaço nos dedos… Para simplificar um pouco, a professora americana Eileen Sloan  desenvolveu um cartão de plástico com furos que ajudam às crianças a amarrar os sapatos.É só colocar o cartão sobre o tênis, ir seguindo a sequência de movimentos indicados e fazer o laço. Ao terminar, é só tirar o cartão sem danificar o nó.

Dá para fazer em casa , utilizando um cartão plástico , do tamanho de um cartão de visita . Faça um quadrado de 3x3cm e quatro buracos nas pontas, utilizando um furador. Trace um “X” entre os 4 buracos usando um estilete e pronto!

Veja como usar:

Fonte : http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com/2014/02/estimulando-amarrar-os-sapatos.html?m=1

Se você sentir dificuldade em como usar o cartão , veja os vídeos disponíveis da internet . Esse método é fácil e divertido para as crianças .

• mude a técnica : não está conseguindo aprender? Talvez mudar a técnica pode ser uma boa forma de encerrar o assunto. Existem várias formas e os vídeos você encontra facilmente na internet.

Cada pé , uma laçada

Você sabia que existem várias maneiras de usar o cadarço ? Pois é , dependendo da forma do seu pé , uma maneira de amarrar! Veja :

Por Mariana Amorim – Revista Boa Forma – 28 out 2016, 06h06 – Publicado em 14 set 2015, 07h00

Aprender a dar o laço exige paciência e muito treino. Não use tênis sem cordão ou que não exijam o laço. Estimule e incentive a independência do seu filho.

Fica a dica .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s