Vale a pena usar alimento fortificado?

Os alimentos fortificados são aqueles que recebem a adição de algum nutriente, como ferro, vitaminas, ômega 3, cálcio, fibras e  ácido fólico. Essa adição ajuda a reforçar o valor nutritivo do alimento e ainda previne a deficiência desses elementos importantes para a saúde.

Isso pode tanto referir-se a uma fortificação de alimentos básicos determinada pelo governo, a fim de tratar uma deficiência da população, quanto a uma fortificação voluntária por parte de fabricantes que decidem enriquecer seu produto com um determinado nutriente (ou nutrientes), a fim de aumentar seu valor nutricional. Isso confere aos produtos o status de “alimentos funcionais”.

Geralmente, farinhas, pães, bolos, sucos, iogurtes e leites são alguns dos tipos que são enriquecidos com essas substâncias. Por exemplo, no Brasil, toda farinha de trigo produzida tem que obrigatoriamente ser fortificada com ácido fólico – por isso, alimentos como pão de forma, bolos, macarrão, massas de pizza ou outros que levam farinha têm esse nutriente.

Outro exemplo de fortificação é do ômega 3, um tipo de gordura, que tem ação antioxidante, faz bem para o cérebro e pode evitar doenças e controlar o colesterol. Entre os alimentos enriquecidos, está o ovo – nesse caso, a galinha é alimentada com uma ração rica em ômega 3 e o nutriente acaba sendo transmitido para o ovo.

Cuidado com as armadilhas

Alimentos fortificados não fazem mal à saúde , e não são necessariamente , mais nutritivos . Por exemplo, biscoitos de chocolate enriquecidos com fibras continuam sendo biscoitos de chocolate, não sendo a opção mais saudável.

Para as pessoas com deficiências nutricionais, os alimentos funcionais podem ser vitais para a saúde. Por exemplo, vegetarianos e veganos podem muitas vezes ter falta de ferro e ômega-3, assim como pessoas com intolerância à lactose podem sofrer com a falta de cálcio e vitamina D. O consumo de alimentos fortificados com esses nutrientes pode garantir a obtenção de todas as doses diárias necessárias para a manutenção da saúde.

Melhores alimentos fortificados

iogurtes , leite fermentado , fórmula láctea e leite : enriquecidos com prebióticos e probióticos (lactobacilos e bifidobactérias) . São importantes na redução do risco de infecções.

farinhas , massas , pães e bolos : com ácido fólico ,iodo ou ferro.

ovo : com ômega 3 .

Junk food saudável?

O segmento da “junk food saudável” está cada vez mais variados e recheado de novidades .Em alguns países podemos degustar um sorvete que turbina o sistema imune e regula a flora intestinal, por exemplo. A massa ganhou antioxidantes (moléculas que zelam pela integridade das células), provenientes do açaí e do mirtilo, bactérias que povoam e protegem o intestino e fibras.

Surgem picolés vitaminados ( com menos calorias e sem corantes ) , chocolates sem ingredientes artificiais ( como gordura trans e corantes) , feitos com óleo de palma orgânica e leite de vacas alimentadas sem ração artificial. Tudo para que o consumidor possa saboreá-lo sem tanta culpa.

Podemos esperar muito em breve cookies, bolos e bombons dotados de benefícios cosméticos ou medicinais. Alguns deles têm indicações tão específicas que lembram até medicamentos com cara de guloseima. É o caso de caramelos com menos açúcar e enriquecidos com vitamina D (nutriente fundamental para os ossos). Cada docinho ( semelhante ao ” dadinho “) oferece 50 unidades internacionais (UI) de vitamina D, sendo que, no Brasil, a recomendação é suprir 200 UIs diárias.

Ao consumir um produto light, por exemplo, a pessoa pode acreditar que tem menos necessidade de se exercitar ou, então, se sentir livre para exagerar em outras refeições. Quando um alimento é vendido sob a propaganda de funcional e gostoso, há o risco de pessoas se darem o direito de abusar ou imaginar que ele elimina a necessidade de recorrer a frutas e verduras .

Por isso atenção ! Não caia nas “pegadinhas” da indústria alimentícia – quanto mais natural e variada a alimentação , mais nutritiva ela será . Veja alguns exemplos :

• evite cereal de milho fortificado e troque por granola ;

• evite bolachas enriquecidas e troque por frutas ;

Salgadinho com vitamina e sem gordura trans continua sendo salgadinho ! Ainda não é a opção de lanche mais saudável .

Fica a dica .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s