Será que meu filho dorme pouco ?

A Academia Americana de Medicina do Sono lançou uma diretriz de quantas horas de sono são necessárias para ficar com a saúde em dia, de acordo com cada faixa etária. A recomendação da entidade, que pela primeira vez abrange crianças e adolescentes, foi publicada no periódico científico Journal of Clinical Sleep Medicine.

A entidade concluiu :

• bebês entre quatro e doze meses precisam dormir de 12 a 16 horas por dia ( incluindo cochilos).

• crianças com idade entre um e dois anos, devem ter entre 11 e 14 horas de sono;

• crianças de três a cinco anos precisam de 10 a 13 horas de sono.

Conforme a idade aumenta, a necessidade de sono diminui. Dos seis aos doze, a recomendação cai para 9 a 12 horas. Os adolescentes de treze a dezoito anos devem dormir de 8 a 10 horas por noite para manter a saúde em dia – uma hora a mais em relação a diretriz da Fundação Nacional do Sono.

Por que dormir faz bem?

De acordo com os especialistas , dormir a quantidade de horas adequada está relacionada com melhora de atenção, de comportamento, na aprendizagem, na saúde mental e física. Por outro lado, uma quantidade insuficiente de sono aumenta os riscos para problemas como obesidade, diabetes, acidentes, depressão e, em adolescentes, está relacionada à automutilação e até mesmo tentativas de suicídio.

Enquanto as crianças dormem, solidificam os seus aprendizados. É durante o sono que aprendem a falar, engatinhar, pegar, caminhar, dançar, comer sozinhos e todas as outras tarefas que vão adquirindo ao longo do seu desenvolvimento.

Segundo a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono), dormir é tão importante quanto a alimentação e higiene do bebê, pois além de ajudar no desenvolvimento intelectual, é nesse período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento.

Como ajudar o seu filho a dormir melhor?

▪ Estabeleça uma rotina: procure dormir sempre no mesmo horário.

▪ Ofereça alimentos leves antes do sono.

▪ Ajude no conforto, um ambiente organizado, limpo e de baixa luminosidade pode oferecer maior conforto para a criança.

▪ Evite agitação ou muito estímulo momentos antes da hora de dormir, isso pode deixar a criança agitada e fazê-la perder o sono.

Já tentei de tudo , não pode dar calmante ?

Não adianta tentar resolver o problema com um ” remédio para dormir “. Em alguns casos , pediatras costumam receitar antialérgicos sedativos e até medicações para transtorno de hiperatividade , mas não é a conduta ideal e nem padrão para todos .

O uso frequente deste tipo de medicação pode levar a tolerância – necessidade de doses cada vez maiores para obter o mesmo resultado . Por esta razão , devemos sempre investigar as causas da insônia infantil .

Podem ser oferecidos , sem risco , tratamentos naturais ( homeopáticos ) e florais de Bach.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s