Bebê que dorme só do mesmo lado pode ter a cabeça malformada

Quando o bebê está em seus primeiros meses de vida, é comum que sua cabeça penda para um dos lados, já que ele não possui força no pescoço para controlá-la. Por isso, o bebê acaba sempre ficando na mesma posição quando está deitado e “cria” o vício de apoiar o peso da cabeça em apenas um lado, fazendo com que ela fique achatada.

Este achatamento da cabeça , na lateral ou atrás , recebe o nome de Plagiocefalia.Um em cada dez bebês sofre desta malformação craniana. Mas , já adiantamos a boa notícia: ela é tratável e pode ser evitada com bons hábitos.

Por que isso acontece ?

É importante lembrar que a parte da moleira da cabeça da criança demora cerca de 15 meses até se fechar por completo e essa é uma das razões da Plagiocefalia acontecer, já que como os ossos ainda estão se fechando, qualquer força constante em um lado da cabeça pode fazer com que ela fique achatada.

Na maioria dos casos, a cabecinha torta do bebê pode ser corrigida com simples ações e procedimentos caseiros, mas existem alguns casos que devem receber atenção especial de um especialista o mais cedo possível.

Há um debate intenso sobre esta questão: Enquanto alguns estudos mostram o risco de atrasos no desenvolvimento do bebê, alguns profissionais optam por considerar que a “Síndrome da Cabeça Chata” só tem efeitos estéticos.

Alguns estudos revelam que, se a condição craniana for severa , pode afetar a posição da mandíbula, orelhas ou olhos, com conseqüências na dicção, audição e visão.

Como tratar?

A Plagiocefalia Posicional pode ser revertida quando tratada no período máximo de 1 ano e 3 meses de vida do bebê. Isso acontece, porque após este estágio as suturas cranianas, que costumamos chamar de “moleira”, vão se fechando lentamente. Após os 24 meses o processo está praticamente concluído e a possibilidade de reverter a assimetria se torna nula.

Em casos de menor gravidade, é possível corrigir os danos com mudanças na rotina do bebê e fisioterapia. Já nos casos em que a deformidade está bem avançada, o médico responsável irá receitar o uso de uma órtese, também conhecida como “capacete”, para corrigir a assimetria.

Medidas caseiras funcionam muito bem!

A recomendação de deixar o bebê dormir somente de barriga para cima contribuiu para o aumento da síndrome da cabeça chata. Mas , quando acordado , podemos tomar algumas medidas fáceis de contornar a malformação :

• Não deixe o bebê por muito tempo na cadeirinha: dessa forma, será muito fácil para que a criança fique com os movimentos limitados e deixe a cabeça apoiada em apenas um lado.

• De olho no berço: prefira colocar o berço no meio do quarto. Assim, a criança poderá receber estímulos dos dois lados enquanto ela está deitada, fazendo com que o seu bebê movimente a cabeça para os dois lados, evitando o apoio excessivo em um lado apenas.

• Alguns travesseiros também pode ajudar : com um furo central , auxiliam a manter o formato durante o sono noturno .

• Carregue o bebê de forma correta: evite carregar a criança em posições que a cabeça dele fique apoiada por muito tempo de apenas um lado.

• Deixe-o de barriga para baixo: quando o bebê estiver acordado e quiser brincar, deixe-o em alguns momentos de barriga para baixo. Assim, ele poderá dar um “descanso” para a parte posterior da cabeça e também fortalecerá os músculos do pescoço. Lembrando que é necessário que um adulto esteja por perto quando o bebê ficar nessa posição.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s