Com qual idade posso dar Danoninho?

Quando inicio a alimentação complementar dos bebês , a partir dos 6 meses de idade , sempre vem seguida da pergunta : ” já posso dar o danoninho?”

O pétit suisse é muito usado no Brasil , oferecido como uma sobremesa . Agrada as mães ( pela praticidade) e bebês ( pelo sabor doce). Mas será que vale por um bifinho?

O produto não é um tipo de iogurte, como a maioria das mães pensam. Trata-se, na verdade, de um queijo rico em gordura, adicionado de um concentrado de frutas, vitaminas, minerais e conservantes.

Muitas mães cresceram consumindo o produto e, por isso, mantêm o hábito de oferecê-lo aos filhos.

Muito açúcar e gorduras ? Até que não !

Para fazer esta matéria , pesquisei uma dezena de sites e todos eram categóricos : “muito açúcar” , “40% da quantidade de açúcar de um dia ” , ” mais açúcar do que um refrigerante “. Mas será tanto assim?

De um modo geral a indústria alimentícia vem reduzindo a quantidade de açúcar nos alimentos , principalmente da linha infantil.

No caso do Petit Suisse não foi diferente : na tabela vemos que tem cerca de 40 calorias , 5 g de açúcar e cerca de 1 g de gordura . Uma maçã tem mais calorias e mais açúcar ( 50 calorias e 10 g de açúcar ).

Mas tem corante !

Os corantes artificias foram trocados por naturais em quase todos os produtos da linha infantil .

O corante utilizado é a base de um extrato de conchonilhas. Esses insetos , quando triturados , liberam um ácido vermelho , que colore a maioria dos produtos ( alimentares e cosméticos ). Apesar de hoje estranho , não provoca alergia .

Então posso dar para o meu bebê ?

Espere aí !Apesar de não possuir tanto açúcar e gordura como “gritam” os sites na internet , o seu consumo só está indicado para crianças acima de 2 anos de idade. E lembre-se : use -o como uma guloseima , oferecendo eventualmente .O poder nutritivo do produto é baixo : uma maçã seria mais indicada para um lanchinho !

Já ouviu falar do Danoninho com inhame ?

Uma boa alternativa na introdução das frutas , com fibras e sem gorduras . Ótima opção para alérgicos a proteína do leite de vaca :

Ingredientes

2 inhames médios

Fruta de preferência, a quantidade depende de qual fruta irá utilizar.

Exemplos:

Manga: 1 grande

Morango: 1 caixinha

Banana: 3 unidades (prata)

Maçã: 2 unidades

Descasque o inhame e cozinhe, bata no liquidificador junto com a fruta e está pronto. Conserve na geladeira por até três dias.

Fica a dica.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s