Óleo de côco possui tantas indicações que fica sendo quase qualificado como um alimento milagroso : acelera a queima de gordura , melhora o sistema imunológico , pois combate a fungos, vírus e bactérias , faz bem para pele e cabelos . Mas recentemente entidades médicas rebatem o burburinho em torno do alimento.
Não há nenhuma evidência científica que comprove que ele faça bem para a saúde de forma geral.Para a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia , o consumo de óleo de côco trata-se de um modismo que, no fim das contas, pesa no bolso e pode custar caro para a saúde. Rico em gorduras saturadas, o produto pode aumentar o colesterol e o risco de aterosclerose se consumido em excesso.
A Associação Brasileira de Nutrologia ( ABRAN) também possui uma posição contrária ao consumo do óleo de côco: a entidade reforça que não há estudos relevantes que comprovem a eficácia do produto e faz as seguintes recomendações:
• não deve ser prescrito na prevenção ou no tratamento da obesidade;
• não deve ser prescrito na prevenção ou no tratamento de doenças neuro-degenerativas;
• não deve ser prescrito como nutriente antimicrobiano;
• não deve ser prescrito como imunomodulador.
Recentemente, um estudo, publicado pela Associação Cardíaca Americana, apontou que o óleo de côco pode fazer tão mal para a saúde quanto a manteiga ou a gordura animal por causa da quantidade de gordura saturada que ele contém. Segundo a pesquisa, 82% da gordura do produto é satuarada. Para ter uma ideia, a taxa é maior que a da manteiga, com 63%, e da banha de porco, com 39%.
Não há nenhuma indicação para o seu uso em crianças .
Ele é é fonte de gordura saturada e essa substância que tem forte correlação com doenças cardiovasculares e como toda gordura saturada, só deve ser consumida com moderação.
Qual óleo usar?
O óleo de canola é um dos mais saudáveis, pois possui elevada quantidade de Ômega-3 (reduz triglicerídios e controla arteriosclerose), vitamina E (antioxidante que reduz radicais livres), gorduras mono-insaturadas (reduzem LDL) e o menor teor de gordura saturada (controle do colesterol) de todos os óleos vegetais. Médicos e nutricionistas indicam o óleo de canola como o de melhor composição de ácidos graxos para as pessoas interessadas em dietas saudáveis.
Mitos e verdades sobre o óleo de côco:
Ouvi dizer que o óleo de coco…
…previne contra alzheimer e doenças do coração
Falso.Não há estudos sérios e conclusivos que demonstrem qualquer caráter terapêutico
…emagrece
Falso.Também não há nenhum estudo conclusivo que o ligue ao emagrecimento
…é bom para o cabelo
Verdade . Assim como vários tipos de óleo. Mas pessoas com caspa ou couro cabeludo oleoso podem ter condições pioradas
…se usado como bochecho deixa os dentes brancos
Falso.Não há evidência disso; funcionaria no máximo como um sabão. A prática pode levar à ingestão de óleo
…é bom para a pele
Falso.A substância não possui ação antibacteriana, antifúngica ou antiviral e pode agravar a acne e outras condições
Ou seja , não possui nenhuma indicação para ser utilizado em higiene íntima , por ser mais “natural”.
Atenção aos modismos e sempre procure fontes de informação confiáveis . As entidades e associações médicas sempre se baseiam em estudos científicos e por isso são as fontes mais importantes para recomendação de novos alimentos .Fique atenta!
Muito esclarecedor seu artigo ! Parabéns !
http://docesparadiabeticos.com.br/
CurtirCurtir