A dor nas pernas nas crianças que brincam demais

Você sabia que “brincar demais ” pode levar a um quadro de miosite?

A miosite é uma inflamação dos músculos e ocorre após exercício físico intenso . Atinge crianças na faixa etária de 5 a 10 anos .O quadro é súbito : sem nenhum sintoma no dia anterior , evolui com fraqueza e dor intensa no corpo , dificuldade em levantar os braços e pernas e até em ficar em pé .

Parece exagero? Mas já atendi casos assim:

Por que isso acontece ?

As crianças estão sedentárias . Ficam horas assistindo vídeos e jogando vídeo game , com pouca diversão em parquinhos e playground . Ao “soltá-las” para brincar , não é raro se exercitarem além da conta , além da resistência do próprio corpo.

Essa atividade física pode ser tão intensa que provoca a inflamação dos músculos , causando o seu enfraquecimento. A miosite é uma defesa do organismo , um modo do organismo se recuperar da lesão provocada pelo exercício.

Como tratar?

A dor é tão intensa que a grande maioria dos pacientes faz o tratamento internado . São realizados exames para exclusão de outros diagnósticos prováveis e quando confirmado a miosite , inicia-se o tratamento com corticoides e repouso .

Como evitar

Devemos incentivar a prática de esportes . Os pequenos tem energia de sobra para ficarem restritos em quatro paredes assistindo vídeos ou jogando vídeo game .

Uma pessoa que se exercita com frequência não terá dor muscular em um dia de atividade física mais intensa .

Entre seis e 19 anos de idade, as crianças e adolescentes devem se exercitar por pelo menos uma hora por dia com atividades mais intensas, como correr, nadar, pedalar, saltar ou com brincadeiras que trabalhem com o peso corporal e acelerem mais a respiração e o batimento cardíaco.

Esta orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria ressalta que é  fundamental  que  as  atividades  sejam  prazerosas  e  adequadas  ao  estado  individual  de  crescimento e desenvolvimento da criança.

Benefícios da atividade física

1.Concentração

A atividade física acelera a frequência cardíaca e com isso há a liberação de substâncias, como a dopamina e a noradrenalina, que estão relacionadas ao aumento da atenção e da concentração.

2. Sono

Pesquisadores descobriram que, para cada hora em que ficam sentadas, seja assistindo TV ou lendo um livro, as crianças demoram cinco minutos a mais para dormir. Ou seja , criança que não se movimenta ao longo do dia , tem mais dificuldade em adormecer .

3. Mais inteligente

A prática da atividade física melhora a coordenação motora , diminui a ansiedade e reduz a incidência de depressão infantil , devido à produção de endorfinas pelo cérebro—substâncias que promovem bem-estar. Disciplina, raciocínio e sociabilidade completam o time dos proveitos obtidos .

4. Peso

Controlar a alimentação e mudar hábitos alimentares nem sempre é fácil. Por isso a atividade física apresenta bons resultados no combate à obesidade infantil.

Diminui a ansiedade e durante os exercícios libera hormônios que dão saciedade além do fato que criança em movimento não come. Fortalece o coração , reduz a incidência de diabetes e melhora a auto estima.

Vencer o sedentarismo infantil pode ser uma missão árdua no início, mas, se esse combate for bem conduzido, o prêmio será uma criança forte, alegre, disposta e com maiores chances de se tornar um adulto saudável.

Fica a dica .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s