Você usou a sua vida inteira o Band-Aid da forma errada

Qual criança nunca ralou um joelho ou machucou um dedo?Minha mãe possuía um arsenal contra bactérias : mercúrio , água oxigenada e o mais dolorido de todos , o mertiolate!

Odiava ver aquela pazinha chegando perto…minha nossa!Assopra ,assopra , quando arde é porque está matando bactérias!Graças a Deus meus filhos não precisam passar por isso.

Ralou , caiu ,machucou ?

Na hora de limpar a ferida, é fundamental lavar o local com água e sabão até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho, como terra ou grama. Em seguida, para garantir a boa limpeza do machucado, deve-se secar a região higienizada e desinfetar com um agente antisséptico, que combate rapidamente as bactérias.

Os curativos são recomendados somente em locais que estão sujeitos ao atrito, como a dobra do cotovelo ou a sola dos pés. Em alguns casos, fechar o ferimento pode tornar o local úmido, facilitando a proliferação de microorganismos.

Os dedos são locais frequentes de cortes e muitas vezes não dá para ficar sem um curativo . O maior problema sempre foi a sua fixação , pois ele sempre acabava saindo.

Mas veja , na verdade , nós sempre usamos da forma incorreta :

Existe a forma líquida de curativo , até mesmo da marca Band-Aid. Ele possui um aplicador ( pazinha) que você aplica diretamente na ferida . Após alguns minutos há a formação de uma película sobre o local , que protegerá o ferimento contra germes e sujeira . Após alguns dias ele se solta espontaneamente .

E se sangrar muito ?

Se houver sangramento, deve-se também lavar a região com água limpa e sabão neutro e, depois, comprimir com uma gaze ou pano limpo, fazendo uma leve pressão no local por alguns minutos. Na maioria dos casos, o sangramento cessa após a compressão.

Os especialistas orientam que um corpo estranho que entra na pele – como uma faca, um prego ou anzol – não pode ser retirado, o que só deve ser feito no hospital. Essa recomendação serve para evitar que um vaso sanguíneo se rompa e cause um sangramento de difícil controle de difícil controle.

Antissépticos

Soluções antigas como água oxigenada , mercúrio , violeta de genciana não são mais utilizadas e algumas substâncias foram até proibidas , como foi o caso do timerosal ( mertiolate).

Existem no mercado medicamentos na forma de spray , a base de analgésicos e bactericidas , muito mais fáceis de utilizar e mais eficazes do que uma pomada a base de neomicina.

Em casos de cortes superficiais , não há necessidade do uso de antissépticos.Desde a minha infância até hoje , o melhor antisséptico é o sabão.

Xi, acho que infeccionou!

Durante o processo de cicatrização, casquinhas se formam sobre a pele machucada. Elas servem para proteção de pele e caem espontaneamente.

Mas se há saída de pus ou de secreção amarelada indica que o ferimento está infeccionado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias. A dor pode piorar e surge uma coloração avermelhada ao redor do machucado.

Fica a dica .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s