Tandem : mãe que amamenta filhos de diferentes idade

Quando questionada sobre a manutenção do aleitamento simultâneo entre irmãos com idade diferentes , sempre fui categórica ao dizer não , não pode . Mas ao me aprofundar no estudo sobre a prática do tandem , vi que não é tão simples assim.

Às vezes, quando a mãe descobre uma nova gravidez estando em aleitamento materno o primeiro impulso é desmamar o filho o mais rápido possível. Amamentar mais de dois bebês ao mesmo tempo, com idades diferentes, não é uma prática comum, porém não há nada de errado nisso.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica amamentar crianças até os dois anos ou mais. Quando há a amamentação de mais de uma criança com idades diferentes, o importante é que não falte alimento para a criança menor. Ela deve ter a prioridade. Se o mais novo estiver com ganho de peso adequado e evoluindo bem, não há contraindicação.

Isto é diferente de amamentação gemelar, pois neste tipo de amamentação, apesar deles serem irmãos, cada um nasceu em épocas diferentes.

Alguns pensam que isto é inadequado. Consideram que enquanto o feto se desenvolve no ventre da mãe, o irmão mais velho estaria se alimentando com os melhores nutrientes através do leite que seria do irmão. Inclusive, há quem pense que pode gerar risco de aborto.

Mas nada disso é verdade. E há muitos estudos feitos por especialistas que comprovam.

5 Dicas para tornar possível a amamentação em tandem:

1. A preferência é sempre do menor

O ideal é amamentar os dois ao mesmo tempo porque além de ser prático, a sucção do maior ajuda na descida do leite fazendo com que o caçula faça menos esforço, mame mais e ganhe mais peso. No entanto, se você não puder amamentar os dois ao mesmo tempo em algum momento, amamente primeiro o recém-nascido e logo em seguida o maior. Seu filho mais velho tem mais imunidade, come outras coisas e pode esperar um pouco mais para mamar.

2. Converse com seu filho mais velho

Converse sobre o novo bebê que está para chegar e as mudanças na rotina de vocês. Conte sobre ter que dar um pouco mais de colo ao outro bebê por ele ser muito pequeno, sobre ele querer mamar mais vezes e que os dois vão dividir o peito juntinhos. Assim será mais fácil para ele compartilhar o peito que até então era só dele.

3. Saiba que seu leite materno vai mudar

À medida que sua gravidez progride, seu leite materno pode mudar de sabor e quantidade. Quando seu novo filho nascer, você estará produzindo o colostro cujo sabor será alterado .

Nesta fase , pode ser que seu filho mais velho rejeite o peito. Pode ser que ele não goste do sabor do leite no período da gravidez e deixe de mamar neste período, porém, ele pode voltar a mamar normalmente assim que o irmão nasce.

Se o bebê estiver ganhando peso normalmente , não há contraindicação do mais velho voltar a mamar.

4. Não se esqueça de cuidar de si mesma

Se alimente de forma bem equilibrada, obtenha calorias extras e se mantenha hidratada sempre que sentir sede. Enquanto você estiver amamentando duas crianças, seu corpo vai precisar de mais energia.

5. Tente descansar e dormir

Atender as necessidades de duas crianças já é bem cansativo, atender as necessidades de duas crianças que mamam no peito mais ainda. Se sentir esgotada por interferir nos seus planos e dificultar ainda mais o processo. Durma sempre que puder, aproveite cada minuto de sono que puder (mesmo que seja de dia), descanse, evite excessos, deixe casa e roupas para depois. Sempre peça ajuda de terceiros se puder.

A amamentação em tandem é algo que você mesma deve decidir fazer ou não no momento em que descobre que está grávida. Se a criança mais velha tem entre 18 meses e dois anos, pode certamente ser uma boa opção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s