10 receitas caseiras que a sua avó te ensinou

De médico todo mundo tem um pouco: uma receita infalível para tosse ou dor de cabeça , para tratar piolho … mas quais destas receitinhas caseiras realmente funcionam ?

Vamos ver quais delas realmente funcionam e quando ou como usá-las :

1. Compressa de gelo para dor de cabeça

Funciona!Um estudo brasileiro realizado ano passado pela Sociedade Brasileira de Cefaleia mostrou que mais de 80% das crianças e adolescentes já tiveram, pelo menos uma vez, dor de cabeça. Ao colocar o gelo , ou uma compressa gelada na testa , os vasos sanguíneos se comprimem , causando uma sensação de bem estar e melhora da dor.

2. Vinagre para lêndeas

Funciona! A diluição de vinagre na água (uma parte do produto para a mesma quantidade de água) cria um meio ácido, dissolvendo a gordura que prende a lêndea ao cabelo. Uma dica prática é passar a solução à noite na cabeça do seu filho, colocar uma touca de plástico para que o cheiro não incomode tanto e, pela manhã, usar um pente fino para retirá-las. O ideal é aliar esse método aos tratamentos convencionais, feitos com produtos específicos contra piolhos, que o pediatra pode indicar.

3. Maisena para tratar assadura

Funciona! Um santo alívio para as famosas brotoejas do verão . Quando perceber que a pele vai começar a ficar vermelhinha (e o suor é o grande vilão), ponha um pouco de maisena no bumbum e na região do pescoço . Fique tranquila: ela não tem o mesmo prejuízo do talco porque o pó não é tão fino e não tem perfume.

4. Água com açúcar tem efeito calmante

Funciona! As pesquisas mostram que o açúcar, assim como o chocolate, libera serotonina, que dá sensação de prazer e bem-estar. Mas o açúcar, por si só, não tem propriedade calmante. Não se pode esquecer também que, quando chega a água com açúcar, a criança já está recebendo afeto e atenção, que ajuda (e muito) a deixar qualquer um mais tranquilo.

5. Mel funciona contra a tosse

Funciona! O mel melhora a tosse porque inibe a proliferação de bactérias e reduz a dor de garganta. Mas só pode ser dado para maiores de 1 ano e sabendo qual a procedência do mel. Dê duas a três colheres por dia puro, ou misturado com chá.

6. Pasta de dente na queimadura

Não funciona! Apesar do efeito “geladinho” , usar a pasta de dente na queimadura pode piorar a lesão e até facilitar o surgimento de infecções .

7. Azeite na infecção de ouvido

Não funciona! Utilizar óleo , alho ou azeite na infecção de ouvido provoca queimaduras e piora da otite . A lenda de que isso ” puxa o catarro para fora ” é mais pura mentira – na verdade a infecção se tornou pior e surge a presença de pus .

8. Borra de café para sangramento

Não funciona ! Era muito comum usar café para o umbigo , pois se dizia que isso estancava o sangramento . Não há nenhuma evidência e ainda favorece infecções da ferida.

9. Compressa de álcool para febre e tosse

Funciona! Até funciona para febre , mas não deve ser usada . Água gelada é muito mais eficaz. O álcool possui um odor muito forte e pode levar a crises respirai – tosse , espirros e até iniciar um quadro de asma .

10.Alho para picada de inseto

Não funciona! Apesar de possuir ação anti-inflamatória, aplicar o alho cru não irá diminuir a coceira.Exceelnte fonte de zinco e selênio, que dão uma ajuda para o sistema imunológico, o alho não vai curar a mordida.

Tem alguma receita infalível ? Manda pra mim é vamos ver se realmente funciona !