Bebê pode nascer com dentes ?

Eles começam a surgir entre os 6 e 14 meses de vida. Os primeiros costumam ser os de baixo. Em situações muito raras, o primeiro dente aparece ainda no primeiro mês de vida ou até já está na boca do bebê ao nascer. É o chamado dente neonatal. Já tive um paciente assim e nem eu acreditei estar vendo um recém nascido com dentinho !

Caso aconteça com seu filho, é importante consultar um odontopediatra para avaliar se está tudo bem, se ele tem raiz e se não existe nenhum tipo de alteração.

Enquanto o bebê não tem nenhum dente, as bactérias que causam a cárie são engolidas, por isso não há necessidade de limpeza da boca . Não use solução de bicarbonato ou mel rosado . Nem paninho com água é indicado .

Quando e como escovar ?

Surgiram os dentinhos? Use uma escova pequena e macia ( a idade vem na embalagem das escovas ). A pasta deve ter flúor, mas o ideal é colocar uma quantidade bem pequena.

Recomenda-se que os pais façam de duas a três escovações diárias nos filhos, sempre após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar).

Para estimular a boa higiene bucal, dê o exemplo escovando seus dentes na frente da criança.

Ao todo, as crianças possuem 20 dentes de leite – 10 na parte superior e 10 na parte inferior. Esses dentes atuam como marcadores de posição para os dentes adultos que crescerão depois que os dentes de leite caírem. Lembre-se de que só porque esses dentes estão destinados a cair, não significa que eles não devam ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.

Tchau dente de leite

Na grande maioria dos casos, entre 2 anos e meio e 3 anos, todos os dentes de leite da criança já terão nascido.

É por volta dos 5 ou 6 anos de vida que tem início a troca dos de leite pelos permanentes.  Os primeiros são os de baixo, da frente. Os dentes costumam amolecer até que caiam sozinhos ou fiquem “por um fio”, bastando uma leve puxadinha para soltar.

É importante que os dentes de leite caiam naturalmente, sem precisar levar a criança ao dentista ou recorrer a métodos caseiros, afinal é um processo normal.

Porém, em alguns casos o dente permanente nasce , atrás do dente de leite , que ainda não caiu . Neste caso , procure um Odontopediatria para uma avaliação – às vezes é necessário arrancar o dentinho teimoso .

A troca completa dura até os 12 anos da criança.Quando terminam todas as trocas, a criança deve ter 28 dentes.

Cuidado com a mamadeira !

A cárie de mamadeira é uma destruição dental associada ao contato dos dentes com líquidos açucarados da mamadeira, como o açúcar , sustagen ou farinhas , durante o dia ou à noite enquanto dorme.

Para evitar a cárie de mamadeira os pais, se possível, não devem oferecer leite de madrugada ou antes de dormir, principalmente se for adocicado. É importante ressaltar que isto não vale para o leite materno.

Fica a dica .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s