Posso pegar dengue mais de uma vez ?

Cada vez mais comum, a segunda ou a terceira infecção pelo vírus da dengue aumenta as chances de a doença surgir de forma grave da doença .Especialistas sempre desconfiaram que uma falha no sistema imune do paciente poderia ser a responsável pelo fenômeno, mas nunca conseguiram desvendar a fundo os fatores envolvidos nele.

Já se sabia que após a primeira infecção com o vírus da dengue o sistema imunológico reage normalmente, criando anticorpos para lutar contra os invasores. O problema é que esses anticorpos podem se confundir quando confrontados mais tarde com algum dos outros três tipos do vírus da dengue.

Na segunda infecção, o anticorpo reconhece o novo tipo do vírus, mas não bem o suficiente para eliminá-lo do organismo. Em vez de neutralizar o vírus, os anticorpos se ligam a eles de uma maneira que os ajuda a invadir outras células do sistema imunológico e a se espalhar.

Como existem quatro subtipos do vírus da dengue, é possível, sim, pegar dengue mais de uma vez. A única questão é que serão tipos diferentes da doença a cada uma destas vezes, já que a pessoa pode desenvolver a doença ao ser infectada com um subtipo com o qual não teve contato anteriormente. Um indivíduo se torna completamente imune à dengue só depois de ter sido infectado com todos os subtipos da doença.

Quem pega dengue pela segunda vez é mais grave ?

Quando você tem dengue pela primeira vez, há 0,3% de chance de ocorrer uma forma grave da doença. Na segunda e na terceira vez, esse risco sobe para 3%.

Chamada de dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença tem sintomas iguais ao da tradicional, mas, cerca de cinco dias depois da infecção, surgem os sangramentos, provocados pela diminuição da produção de plaquetas — saudável, uma pessoa tem entre 150 e 450 mil plaquetas. Na dengue hemorrágica, o número pode ficar abaixo de 20 mil. Também há o risco de ocorrência da síndrome de choque, que causa grande queda na pressão arterial e problemas cardiorrespiratórios.

Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento da forma mais grave, que não precisa estar associado com hemorragia. A pessoa pode estar grave sem estar sangrando.

Quem pegou dengue fica imune só em relação ao sorotipo que determinou a infecção, Mas há uma trégua : por um período de dois a três meses, quem pegou o vírus fica protegido para qualquer um dos sorotipos da dengue, mas depois desse período a pessoa está suscetível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s