7 Sintomas de diabetes em crianças

Tem um filho adolescente com uma mancha no pescoço que parece um “cascão” que não sai? Pode ser um sinal de diabetes ! Vontade de ir ao banheiro ou beber muita água também são sintomas frequentes , mas afinal , criança tem diabetes ? Como saber se o meu filho tem?

O diabetes infantil é o tipo 1, que ocorre, na maior parte das vezes, quando há uma parada repentina na produção do hormônio insulina. Ou seja, o que até ontem estava perfeito, hoje para de funcionar, sem qualquer motivo aparente. Considerada uma doença autoimune, pois o próprio organismo produz anticorpos contra o pâncreas e destrói as células de insulina.

Sem a insulina, a glicose fica circulando pelo sangue. E é isso o que acaba provocando o diabetes.

O Brasil ocupa o 3º lugar no rank mundial do número de crianças menores de 15 anos que tem diabetes infantil tipo 1 .

O diabetes tipo 2 é aquele que acontece quando a insulina é produzida, mas em quantidade insuficiente para fazer com que a glicose seja absorvida pelas células. Antes, ele era restrito aos adultos, mas nos últimos anos tem aparecido também em crianças e adolescentes, principalmente nos obesos.

Quais são os sintomas ?

Os sintomas de diabetes infantil podem ser:

1) Ter muita fome e comer muito;

2) Sensação constante de sede;

3) Urinar muitas vezes, mesmo durante a noite;

4) Visão embaçada;

5) Cansaço excessivo e falta de vontade para brincar;

6) Náuseas e vômitos;

7) Perda de peso .

Comer muito doce não é sintoma de diabetes . Na verdade trata-se de um mito . É normal crianças entre 6 a 15 anos terem maior apetite por doces , pois afinal , eles são feitos para serem saborosos e não necessariamente nutritivos . O inverso também é mito : quem come muito doce não tem diabetes . A obesidade sim, está ligada a uma maior incidência de diabetes do tipo 2.

Cuidado com o “cascão” do pescoço que não sai …

As manchas escuras que surgem nas regiões onde há pequenas dobrinhas na pele, como axilas, pescoço ,costas e barriga são uma alteração chamada Acantose Nigricans.

Esta alteração está relacionada a problemas hormonais e são um bom indicativo de resistência a insulina, o que faz com que a pessoa possa desenvolver diabetes tipo 2.

Muito comum em adolescentes obesos , e deve ser realizado um exame para verificar a possibilidade de diabetes . Geralmente confundido com um ” cascão” , ele não sai na lavagem com água e sabonete .

Com o devido tratamento as manchas escuras na pele tendem a desaparecer a pele volta a ter uma cor uniforme.Naonise produtos caseiros como limpamos bicarbonato , pois podem agravar o escurecimento da pele.

Como diagnosticar?

O diagnóstico da diabetes infantil, normalmente, é feito com exame de sangue em jejum e de manhã, para avaliar o nível de açúcar no sangue.Caso os resultados sejam superiores a 126 mg/dl, a criança deve voltar a repetir o exame em outro dia, para garantir a presença da diabetes.

Aquele aparelho de dextro que geralmente os avós ou tem no posto de saúde NÃO FAZ diagnóstico de diabetes . Muitos pais espetam os dedinhos dos filhos e se surpreendem com valores de glicose acima de 100mg/dl . Este tipo de aparelho faz o controle da doença , jamais o diagnóstico.

Independente do tipo de diabetes, o tratamento baseia-se em uma alimentação saudável e na prática de atividade física (incluindo as brincadeiras). Tratando-se de crianças e adolescentes, os pais têm papel indispensável nesse tratamento, participando de todo o processo.

Para as especialistas, o não tratamento do diabetes prolonga a hiperglicemia (nível de açúcar acima do normal), o que pode acarretar problemas mais sérios de saúde, como as complicações: problemas nos rins, olhos, alteração de sensibilidade e aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Especialistas ressaltam que a garotada com diabetes pode e deve levar uma vida normal e, se necessário, fazer o uso de medicação (insulinas). A família e as pessoas mais próximas são a base para que isso ocorra de uma forma natural. Afinal é possível adaptar o diabetes a rotina da criança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s