Qual o melhor termômetro?

Não existe coisa pior na vida que filho doente, não é? E quando vem a tal da febre , todas as mães ficam desesperadas !

Devemos ter em mente que a febre não é uma doença, e sim um sintoma de que algo está acontecendo no organismo. Trata-se de um mecanismo fisiológico que tem o objetivo de combater uma infecção . Isso porque alguns agentes infecciosos, como vírus e bactérias, não sobrevivem a partir de 37º C.

Criança com temperatura maior do que 37,8 graus deve ser medicada com antitérmico e a mãe deve estar atenta a frequência ( intervalos ) . Para isto , temos vários tipos de termômetros , mas qual escolher ?

Tipos de termômetro

mercúrio : estão com agenda proibida desde 1 de janeiro de 2019. São precisos , mas em desuso.

digitais : o tradicional , com medida na axila é o mais usado atualmente . Demora cerca de 2 minutos para atingir o aviso sonoro e dar a temperatura da criança .

O termômetro de chupeta é preciso , mas a criança deve mantê-lo na boca por até 1 minuto . Muito utilizado para os menores de 1 ano . Pouco prático para quem tem mais filhos .

infravermelho : rápido , oferece o resultado instantaneamente. Apresenta – se na forma de termômetro de ouvido e de testa .

O termômetro infravermelho de testa é o meu modelo preferido . Existem muitas marcas no mercado e atualmente eles são bem precisos . Você pode fazer o controle da febre do seu bebê em segundos e ele serve até para medida da temperatura do ambiente ( controle do ar condicionado por exemplo ) e até da temperatura da água e comidinhas . Acho mais higiênico , pois não há necessidade de encostar na pele , por isso o utilizo até no consultório .

E o adesivo termômetro ?

São uns adesivos em forma de bichinhos que também colamos na testa da criança para ver se eles estão com febre. Dentro de cada bolinha preta tem um número marcando uma temperatura diferente. Dependendo da temperatura da criança a bolinha vai acendendo indicando a temperatura, o adesivo pode ficar colado na criança por até 48 horas. Segundo o fabricante é indicado para crianças acima de 12 meses.

Ele não é muito preciso , mas basta para você saber rapidamente se a criança tem ou não febre . Achei muito útil para o período noturno , pois o adesivo fica colado e indica se a temperatura está normal ( N) ou se há febre e o grau.

O que fazer na febre

Quando a criança está com febre , além de utilizar um antitérmico , pode ser necessário algumas medidas para reduzir a temperatura corporal :

– Retirar o excesso de roupas do bebê;

– Oferecer líquidos para o bebê, que pode ser leite ou água;

– Dar um banho no bebê com água fria-morna ;

-Colocar toalhas molhadas em água fria na testa; nuca; axilas e virilha.

Já usou o adesivo térmico ?

É um adesivo com objetivo de aliviar a febre, baixando a temperatura e melhorando o mal estar. Ele não possui nenhum tipo de medicamento, funciona como uma compressa que as mamães costumavam fazer para ajudar a baixar a nossa temperatura quando éramos pequenos. Ele pode ficar até 8 horas colado na testa da criança. Vale lembrar que esse adesivo é para ajudar, mas não substituí o uso do remédio.

Mas atenção aos alérgicos

Crianças têm mais chance de fazer reações alérgicas a esparadrapos e adesivos , podendo ocorrer irritações e muita coceira no local . Se isso ocorrer , lave a região com água e sabonete em abundância . Se não houver melhora em 24 hs , utilize uma pomada antialérgica ou a base de corticoide .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s