Como proteger seu filho do frio

Chega essa época do ano, a gente costuma ter uma baita luta diária : fazer as crianças entenderem que precisam se agasalhar. Fora o risco de encarar uma baita gripe só porque a criança insiste que não está com frio.

Quando a temperatura diminui, o tempo tende a ficar mais seco e as crianças são as que mais sofrem. É aquela situação que você conhece bem: coriza, tosse, espirro, dificuldade para respirar.Mas tenha certeza de que não é só na sua casa!

Por que certas doenças têm predileção pelo outono e inverno? Devido a diminuição da umidade relativa do ar, as partículas ficam em suspensão ( pó, bactérias , vírus ) e os lugares permanecem mais fechados , favorecendo a contaminação.

As quedas bruscas de temperatura em um mesmo dia e o aumento da poluição do ar também contribuem para uma maior incidência das doenças respiratórias, tanto inflamatórias como alérgicas.

Entretanto, não é preciso exagerar demais para deixar o seu filho protegido das temperaturas mais baixas. É preciso ter bom senso.

Super dicas :

Ambiente

• não deixe tudo trancado : durante o dia deixe as janelas abertas para arejar o ambiente , pelo menos por 3 horas ao dia ;

• aquecedor : evite usar por um período um prolongado e atenção ao choque de temperatura : banheiro quente – quarto frio . As mudanças bruscas de temperatura podem ser mais prejudicais à saúde .

Muita atenção aos acidentes domésticos – há aumento nos casos de queimaduras em crianças nesta época . E não esqueça que o aquecedor reduz a umidade do ar , que já é baixa nesta época do ano .

• umidificador : grande aliado nessa época do ano , o umidificador vai devolver pelo menos parte da umidade. Eles são muito indicados, principalmente quando temos uma umidade relativa do ar abaixo de 50% – o que é comum durante quase todo o inverno. Ao contrário do que muita gente pensa, o uso constante não gera fungos ou bolor, porque está tudo muito seco. Pode deixar ligado a noite toda no quarto do bebê ou da criança, apenas tomando o cuidado de não deixar o vapor muito perto da cama

Alimentação

• hidratação : no inverno as crianças “esquecem” de beber água e você deve oferecer várias vezes ao dia . A água ajuda a melhorar e fluidificar as secreções das vias áreas ;

• mantenha a variedade na alimentação : boa hora de introduzir verduras que a criança não aceita muito bem . As sopas são ótimas para esquentar e ainda proporcionam uma boa variedade de fibras e vitaminas .

Roupas

• peças em camadas : a orientação é vestir o bebê com uma camada de roupa a mais do que os pais estão usando. Procure vestir o seu bebê em camadas, assim fica mais fácil de retirar alguma peça caso esquente. É importante que a primeira peça seja um body com um bom teor de algodão e que fique em contato direto com a pele.

• touca e luva : Os pediatras são unânimes ao afirmar que o corpo das crianças perde calor muito mais rapidamente que o de um adulto. Sendo assim, é preciso cobrir bem as extremidades porque é por aí que o frio ataca. A prioridade é a cabeça que é a parte do corpo que se resfria mais rapidamente. Então é essencial usar um gorro e também luvas.

• cuidado com materiais sintéticos : Evite colocar roupas de lã em contato direto com a pele. As crianças transpiram bastante , especialmente na cabeça, e a lã não absorve bem esse suor. Aposte em peças de algodão para ficar em contato direto com a pele do pequeno.

• na hora de dormir é preferível colocar uma roupinha mais reforçada do que cobrir com muitos cobertores. Uma única manta de qualidade já é suficiente para aquecer sem desidratação, calor ou risco de sufocamento.

Carro :

• Retire os casacos mais grossos antes de coloca-lo na cadeirinha, isto é importante porque os casacos grossos fazem com que o cinto fique muito solto no bebê e em caso de acidentes, isto coloca a vida do bebê em risco. Coloque seu bebê na cadeirinha e depois o cubra com o casaco mais grosso ou com uma manta.

• não mantenha o interior aquecido : as crianças irão transpirar e terão um choque térmico com o ar gelado do exterior .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s