Como tirar a mamadeira e a chupeta em apenas alguns passos

Essas pequenas transições soam doloridas aos pais , pois trazem uma sensação de perda : o bebê cresceu e agora está em uma nova fase . Aceitar o crescimento da criança é a primeira batalha dos pais a se vencer.

Tirar esse hábito não deve ser encarado como perda, mas um avanço no desenvolvimento da criança. Assim como trocamos a fralda pela cueca , trocar a mamadeira pelo copinho também é sinal de maturidade.

Quando tirar?

Não há um consenso entre os pediatras sobre a idade de retirada da mamadeira. Em geral, a recomendações é que a transição para o copo aconteça entre o primeiro e o terceiro ano de vida.

Como tirar?

No caso da chupeta, o ideal é que, de início, seu uso se limite aos horários de dormir (inclusive as sonecas, sempre tentando retirar da boca da criança assim que o sono estiver mais pesado) ou quando a criança estiver diante de um grande estresse. Ou seja, sem essa de chupeta pendurada na roupa, na hora de brincar ou na cadeirinha do carro. Depois, é limitar para o sono da noite, até que venha o combinado de jogá-la fora.

Vale contar uma boa história e convencê-lo a “doar” a chupeta para outros bebês que precisam. Dar o objeto ao Papai Noel, ao coelho da Páscoa ou é uma saída muito utilizada pelas mães e com bons resultados.

Com a mamadeira, a primeira atitude é acabar com a mamada da tarde. Explique ao seu filho que ele está crescendo e que, por isso, precisa começar a usar copo ou caneca, como os adultos e as crianças maiores fazem. Isso costuma dar certo.

A ideia é introduzir o copo de transição para água e suco. Depois, usá-lo para dar o leite do lanche da tarde, se ele existir. A mamadeira da tarde sai primeiro e depois a da manhã , introduzindo a criança ao hábito completo do café da manhã (se for com os pais, melhor ainda!). Por último, a da noite.

Para incentivá-lo a largar a mamadeira , deixe a criança escolher um copo bem bonito, do personagem preferido. Os que têm aquela tampa com bico duro e furinhos facilitam o processo para crianças mais novas. As asas laterais no copo também ajudam na coordenação.

E se a criança usa os dois ?

Retire primeiro a mamadeira e depois a chupeta , seguindo os mesmos passos discutidos anteriormente .

Quanto tempo vai demorar até seu filho esquecer os bicos?

Difícil prever, mas não passar de um mês seria um ótimo limite.

É importante não “sequestrá-los”, tirá-los quando a criança não estiver olhando, pois ela deve participar do processo.

Os pais têm de dizer que estão indo guardar a chupeta ou deixar a criança guardá-la , em um local que ela tenha acesso. Para dar certo , a mudança deve ter uma meta na reta final, algo que motive seu filho a se esforçar. Pode até ser um combinado relacionado a alguma data importante ou acontecimento, como adiantar um presente que a criança esteja esperando.

Seu filho pode realmente aceitar o fim da era das chupetas e mamadeiras com extrema boa vontade, demonstrar que compreendeu a passagem e parecer feliz. Mas, na hora do aperto , ele pode regredir e pedir. E aí que os pais têm que se manter firme. Não ceda!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s