A infância é um período de descobertas e aprendizados. É uma época em que o corpo ainda está se formando, e o sistema imunológico está desprotegido contra a maioria dos perigos. Por isso, é também uma época de atenção redobrada dos pais. Conhecer e entender as doenças de crianças mais comuns é um meio de evitar que elas corram riscos.
Entre as doenças mais comuns estão as amigdalites , otites , resfriados , gripes e as diarréias. Tratá-las não é segredo para nenhum pediatra , mas a minha visão vai muito além : devemos focar na sua prevenção , não só no tratamento.
Existem muitas maneiras de evitar que seu filho fique doente : uma boa alimentação , manter as vacinas em dia , realizar acompanhamento médico regular . Mas e quando tudo isso não é suficiente ?
Lisado bacteriano 
O lisado bacteriano é uma medicação feita com pedaços de bactérias . Elas são destruídas mecanica ou quimicamente , tornando – se inativadas . O objetivo é o mesmo da vacina tradicional : oferecer uma parte da bactéria para estimular a defesa do organismo , deixando-o alerta . Quando houver contato com o microorganismo , o corpo irá reagir e evitar uma nova infecção .
Esta medicação é segura , sem efeitos colaterais graves e proporciona uma boa proteção à criança . Pode ser indicada a partir do sexto mês de vida , preferencialmente após os 2 anos de idade.
Existem muitos trabalhos científicos comprovando a eficácia : promove uma maior agilidade do sistema imunológico , melhorando a sua ação para as doenças respiratórias e gastrointestinais , mesmo as de origem viral. São utilizadas para prevenção de infecção de urina ( cistite ) e candidíase , inclusive em adultos .
Todos podem tomar?
Não.Antes de fazer uso do lisado bacteriano , a criança deverá ser examinada e avaliada , através de exames laboratoriais . Para uma boa eficácia , doenças como anemia e deficiências imunológicas ou de vitaminas devem ser excluídas.
Crianças com hipertrofia de adenoide ou alergias respiratórias, como asma e rinite , podem e devem fazer uso do lisado.
São 3 meses de tratamento . Algumas crianças podem cursar com febre no período e podem fazer uso de xaropes ( antialérgicos ou para tosse ) e até antibiótico durante este período . Reduzem em até 60% os quadros de infecções ao ano e em muitos pacientes , o resultado ficou próximo de 90%.
São muitas marcas disponíveis e o início deve ser discutido com o seu médico . Não utilize por conta própria .
Fica a dica .