De tempos em tempos, surge um modismo que sempre tem as mesmas características : uma planta exótica é apresentada como sendo extremamente nutritiva e ter poder de cura de inúmeras doenças.
Veja , é raríssimo uma planta ter tantas propriedades medicinais e para doenças tão diversas . Funciona para a melhora da imunidade em crianças ,como tratamento de obesidade e colesterol , fadiga crônica , diabetes , glaucoma e por aí vai a lista . Não é à toa que é chamada de “árvore milagrosa” na internet .
Moringa é nutritiva ?
Dela se aproveita quase tudo, das raízes às flores. As folhas e vagens podem ser usadas cruas em saladas ou colocadas em sopas. Tem um sabor parecido com o agrião, segundo quem já provou. As flores podem ser preparadas em doces, como fazem os indonésios. Também são usadas na produção de cosméticos e chás.
Pesquisadores concluíram que, comparada grama por grama com outros produtos, a moringa possui sete vezes mais vitamina C que a laranja, quatro vezes mais vitamina A que a cenoura, quatro vezes mais cálcio que o leite de vaca, três vezes mais ferro que o espinafre e três vezes mais potássio que a banana.
Usada nos países africanos no combate à desnutrição e a deficiência de vitaminas , se tornou a queridinha em muitos sites de suplementos naturais e de vegetarianismo.
Posso usar em crianças ?
Após matérias publicadas na televisão e em sites , muitos pais iniciaram a suplementação com a Moringa para melhora do peso e imunidade . Entretanto , a Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária ) emitiu um comunicado esta semana proibindo a sua comercialização e o seu uso para fins terapêuticos.
Foram relatados efeitos colaterais cardíacos , devido policitemia (excesso de glóbulos vermelhos) que pode aumentar o risco de um infarto do miocárdio ou AVC. Por seu efeito anticoagulante pode interferir com outras medicações e facilitar sangramentos.
Outros efeitos colaterais menos importantes incluem tonturas, náuseas, dor de cabeça, zumbido e diarreia , queda da glicemia .
A medida foi motivada pelo fato de não haver avaliação e comprovação de segurança do uso da espécie Moringa oleifera em alimentos. Além disso, foi constatado que há inúmeros produtos denominados e/ou constituídos de Moringa oleifera que vêm sendo irregularmente comercializados e divulgados com diversas alegações terapêuticas não permitidas para alimentos, como por exemplo: cura de câncer, tratamento de diabetes e de doenças cardiovasculares.
A Anvisa orienta que os cidadãos que adquiriram alimentos com Moringa oleifera NÃO façam uso deles.