Bebês precisam arrotar ?

O arroto do bebê é uma dúvida muito comum, principalmente para as mamães de primeira viagem. Mas, será que a criança precisa arrotar após todas as mamadas?

Arrotar é uma forma do bebê liberar o ar que engoliu junto com o leite durante a mamada. Isso pode acontecer, por exemplo, por uma pega não eficaz. Quando há uma boa oclusão entre a boquinha do bebê e o seio materno, a criança não engole ar e por isso, não terá ar para arrotar.

Bebês que fazem uso de mamadeira engolem mais ar durante a mamada , o que pode evitado com o uso de mamadeira anticólica.

Isso acontece por que o bebê não consegue regular o fluxo de leite da mamadeira. Quando a mamadeira está na boquinha do bebê, o leite continua descendo, mesmo sem ele estar sugando. Na pressa de engolir o leite, ele acaba engolindo ar. Já quando se alimenta ao seio, o fluxo de leite consegue ser regulado, pois o leite só desce quando o bebê suga.

Entretanto, não é uma regra que o seu bebê precisa arrotar depois de mamar. Este fato varia de bebê para bebê, cada um com a sua individualidade. Existem bebês que arrotam frequentemente e outros quase nunca, isso é normal.

Bebê que não arrota tem mais cólica?

Quando o bebê engole ar, ele se sente satisfeito antes mesmo de suprir a sua real necessidade nutricional, pois este ar está ocupando o espaço que deveria ser do leite. E este não é o único problema, o ar engolido pelo bebê pode gerar desconforto e cólicas .

Há medicações específicas para facilitar a liberação dos gases e aliviar as cólicas. Não é recomendável utilizar tais medicações, exceto em último caso. Busque sempre orientação médica antes de dar remédios ao seu filho.

O que fazer depois de mamar?

Após a mamada , segure o bebê por cerca de 5 a 10 minutos , na posição vertical ( de pé ) . Mesmo que ele não tenha arrotado , você pode colocá-lo no berço , mas sempre de barriga para cima .

No caso de arrotar , é comum ocorrer uma regurgitação . Não balance a criança , se não pode levá-la a vomitar todo o leite .

O bebê deve ser mantido nesta posição após as mamadas somente até os 6 meses . A partir desta fase , a criança já tem maior coordenação da respiração e deglutição e a postura mais ereta e o arroto não ocorre mais .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s