Pelargonium sidoides já ouviu falar ?

Pelargonium sidoides é uma planta medicinal da África do Sul. O extrato líquido das suas raízes é o principal componente do medicamento Umckan, distribuído no Brasil pelos Laboratórios FQM, Altana e do Kaloba distribuído pelo laboratório Nycomed .

Os fitoterápicos são substâncias derivadas de plantas reconhecidas por sua eficácia e usadas há milhares de anos no tratamento de determinadas doenças . O Pelargonium tem ação antibacteriana, expectorante, e estimula o sistema imunológico .

Por estas ações , tem se tornado o queridinho de muitas mães na esperança de prevenir gripes resfriados e outras infecções respiratórias. Mas funciona?

Para que serve ?

Indicado no tratamento dos sintomas de infecções agudas e crônicas : infecções do trato respiratório e da região do ouvido-nariz-garganta. Quadros de tosse secretiva , resfriados e gripes apresentam melhora após o quarto dia de uso , com remissão dos sintomas até o sétimo dia .

A duração média do tratamento é de 5 a 7 dias e não deve exceder 3 semanas. Não funciona como tratamento preventivo !

Como usar ?

As gotas devem ser ingeridas com algum líquido, meia hora antes das refeições. Após o desaparecimento dos sintomas,recomenda-se a continuação do tratamento por alguns dias para evitar recorrência da doença.

Pode ser utilizado como tratamento coadjuvante , com uso concomitante a xaropes e antibióticos.

Posologia :Crianças com idade entre 6 e 12 anos: 20 gotas, três vezes ao dia. Crianças entre 2 e 6 anos: 10 gotas, três vezes ao dia.

Efeitos colaterais : são raros . Podem ocorrer náuseas , vômitos e diarréia .

Funciona?

Estudos indicam que a substância tem efeito sobre os quadros respiratórios , mas não funciona para prevenir novos episódios . Para isto , existem outras opções no mercado : polivitaminicos com zinco e magnésio , medicação com probiótico, lisado bacteriano .

Mas lembre-se : não medique seu filho por conta própria , nunca! A consulta médica é insubstituível.

Fica a dica.