Por que a tosse piora a noite ?

A tosse noturna é muito comum : a criança passa o dia inteirinho boa e de repente , na hora de dormir , começa a sinfonia do cof -cof -mamãe ! Às vezes é tanta tosse que além de ninguém dormir , a criança vomita , finalizando a noite com chave de ouro .

Por que piora a noite ?

A tosse é um reflexo fisiológico, uma resposta involuntária do organismo, na tentativa de expulsar o muco, a poeira, ou outras partículas que estão nas vias respiratórias.

Durante o dia a criança está em pé e em movimento, de modo que o muco também está se movendo, sendo mais fácil ser expelido . Mas ao deitar , o muco fica ressecado , mais difícil de ser eliminado , sendo necessária uma tosse mais intensa e repetitiva .

Mas nem sempre a causa é a presença de catarro . Alergias e refluxo também provocam tosse através de mecanismos diversos :

alergia : quando o organismo encontra com o seu alergeno ( o que provoca alergia ) a resposta é imediata : aumenta a secreção , principalmente nasal . O nariz entope e tudo começa a coçar . Ao deitar , a secreção retida no nariz fica gotejando sobre a entrada da via respiratória , provocando o reflexo da tosse .

refluxo gastroesofágico : comum em bebês e crianças com sobrepeso , ele ocorre principalmente ao deitar e após as mamadas. O conteúdo estomacal sobe pelo esôfago e para evitar que caia no pulmão , o reflexo da tosse é acionado .

O que fazer ?

Pensando nas causas , temos algumas soluções :

1. Inalação com soro

Umidifica as vias aéreas e facilita a saída da secreção . Funciona para infecções como gripes e resfriados e nos casos de alergia .

2. Usar umidificador

Tossimos mais nas noites de inverno não pela queda da temperatura, mas pela baixa umidade do ar , que resseca a secreção . Por isso é fundamental umidificar o ar que respiramos .

3. Não tomar leite antes ou durante a noite :

O leite aumenta a incidência de refluxo e pode estimular o reflexo de tosse , que neste caso é protetora – não permite que o líquido atinja os pulmões .

4. Mel antes de dormir

Estudos comprovam a sua eficácia na tosse , devido à sua ação bactericida . Pode ser administrado nas crianças maiores de 1 ano de idade na sua forma pura ou com chá .

5. Eleve a cabeceira

Deixar a criança dormir com a cabeceira elevada melhora o refluxo e nos casos de alergia , pois diminui o gotejamento de secreção . É uma medida simples mas muito eficaz .

6. Evite usar mais de um xarope

No desespero , muitas mães dão não só 1 mas 2 ou 3 xaropes para a tosse acabar naquele instante . Mas lembre-se : nenhum xarope tem efeito imediato ! Eles demoram cerca de 4 a 6 horas para o início da sua ação . Ou seja , dar xarope na madrugada só terá resultado ao raiar do dia .

Usar mais de uma medicação pode provocar muitos efeitos colaterais , principalmente quando administrados por conta própria , sem a recomendação de um médico .

7. Troque o travesseiro

A tosse seca, irritativa, geralmente está relacionada a algum tipo de alergia respiratória e por isso manter a casa e o local de trabalho sempre bem limpos e organizados podem fazer toda a diferença, acalmando a tosse.

• Manter a casa sempre bem arejada abrindo as janelas sempre que possível;

• Retirar os bichinhos de pelúcia, cortinas e tapetes da casa;

• Limpar diariamente a casa, sem usar produtos com cheiro forte;

• Retirar o excesso de objetos e papéis, principalmente por baixo das camas, dos sofás e de cima dos armários;

• Guardar travesseiros e colchões em capas anti-alérgicas;

• Colocar os colchões e travesseiros no sol sempre que possível;

• Trocar os travesseiros e as almofadas periodicamente porque eles acumulam ácaros que são prejudiciais à saúde.

Vai viajar ? Use a solução antiacaricida ( solução ADF) nos tapetes , cortinas , travesseiro e colchão do quarto de hotel .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s