Crianças , a mamãe cansou…

Está cansada , esgotada? Vive sem pique e ainda com um sentimento de culpa crescente?

Longos períodos sem dormir direito , muita responsabilidade no novo papel de mãe podem causar o Mommy Burnout.

No entanto, o burnout não se trata apenas de cansaço. A exaustão física é o sintoma mais intensos mas não o único : tristeza sem motivo aparente , ansiedade, apatia, taquicardia e uma falta de interesse combinada com uma irritação maior que o normal também são características de quem sofre desta doença .

Mas como identificar que estou passando por isso e não é um cansaço passageiro e normal?

Os sintomas se iniciam de forma mais branda e com o passar do tempo se tornam tão intensos que atrapalham o dia a dia , com piora da qualidade de vida e das relações interpessoais.

A mãe esgotada fica fissurada nas suas tarefas diárias, desesperada por dar conta de tudo. Só pensa e só fala do filho, já não sai com os amigos e passa muito tempo perdida no trabalho do dia a dia

Sintomas

sentimento constante de culpa: se qualquer coisa foge do controle, a mãe exausta puxa toda a responsabilidade para si;

pessimismo: incapacidade de ver as coisas sob outro ponto de vista, reclama constantemente dos problemas e tende a adotar uma postura até mau-humorada;

exaustão: cansaço físico e mental que não passa apenas com uma noite de sono, uma sensação de peso nas costas, de problemas demais para resolver;

isolamento social : não há mais interesse nas relações sociais extra – familiares . Cinema , festas , confraternização , tudo é deixado e lado em prol dos filhos ;

sentimento de fracasso e de impotência: por mais que faça muitas coisas e resolva diversos problemas, a mãe se acha incompetente e incapacitada de lidar com todas as responsabilidades que tomou para si;

descompensações físicas: problemas hormonais, pressão alta, diabetes, desmaios, anemia, diarreia, vários problemas físicos sem explicação aparente.

O que fazer?

Se você se sentir assim, não pense que está falhando. Curiosamente, as mães mais dedicadas são as mais propensas a sofrerem Mommy Burnout. Afinal , espera-se que a mãe, seja uma heroína : filhos perfeitos, uma casa impecável, o corpo em forma, uma vida sexual incrível e ainda uma super carreira de sucesso.

Tentar corresponder a uma expectativa irreal e se cobrar muito podem levar ao esgotamento. Pois ninguém é perfeito .

Quando não tratado, o Burnout pode levar a situações mais graves como depressão, alterações de humor e mesmo problemas físicos como mudanças e descontrole da pressão arterial e até maior risco de problemas cardíacos. Afinal, está tudo relacionado com o estresse.

Para ajudar a passar por isso, os especialistas recomendam três passos:

•Mantenha relacionamentos : tenha amigos para tomar um café, ir a um bar, jogar conversa fora, e não somente ter papo de fraldas e mamadeiras. Tire o foco!

Reserve tempo só para você : tire 30 minutos para tomar um bom banho, ler um livro, fazer um artesanato, ir para academia, enfim, o que for possível. Aproveite as outras pessoas que podem dar uma olhadinha no bebê de vez em quando.

Aprenda a dividir tarefas aos outros : pai da criança, os avós, padrinhos e tios servem para isso. E não somente para pegar o bebê no colo quando ele estiver limpinho e cheiroso.

Se você não sentir melhora, procure ajuda médica. Em alguns casos, é preciso tratar com terapia e/ou remédios. Mas somente o médico poderá indicar o método adequado à cada situação.

Não deixe o Mommy Burnout estragar um dos momentos mais bonitos da sua vida

Ser uma supermãe cansa . O melhor a fazer quando a exaustão chegar é relaxar um pouco. Peça e, o mais importante, aceite ajuda nos cuidados com as crianças e a casa .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s