Sustagen , farinha láctea , mucilon ou chocolate ?

Leite puro, essa é a recomendação para todas as crianças . Mas é quase irresistível dar uma certa corzinha ou um sabor adocicado no leitinho das crianças não é mesmo ?

Muitos pais recorrem aos achocolatados e farinhas na tentativa de melhorar e aumentar a quantidade de leite , para suprir as deficiências de nutrientes . Entretanto , não adianta substituir refeição por leite , mesmo que enriquecido com vitaminas .

Vamos ver as principais misturinhas e suas desvantagens :

1. Sustagen

Você já deu uma olhadinha na tabela nutricional do Sustagen kids ? É assustadora : em 30 g do produto temos 27 g de carboidratos , ou seja , 90% do produto é composto por açúcar .

Trata-se de açúcar ( sacarose ) com leite em pó:

A criança que toma leite com Sustagen pode ter aumento do peso , mas sem as alterações dos hábitos , continuará sempre com dificuldade em se alimentar .

2. Farinha láctea

Apresenta 73% da sua composição a base de carboidratos e assim como o Sustagen , possui uma baixa quantidade de fibras . Trata-se apenas de farinha de trigo com açúcar :

A constipação intestinal é frequente nas crianças que fazem uso do produto .

3. Mucilon

Também calórico , trata-se de uma mistura de farinha de arroz com açúcar :

Dentro da linha Mucilon , há várias opções : com aveia , milho , multicereais e até com zero açúcar .

Na opção zero açúcar , temos a mistura de farinhas de arroz, aveia , cevada , milho e quinoa . Enriquecida com frutas é uma das melhores opções .

4. Chocolate em pó

São calóricos , uma mistura de chocolate com açúcar . Uma boa troca seria utilizar cacau em pó com açúcar : mais nutritivo e com menos calorias .

Qual a melhor opção ?

Depende . Em alguns casos , crianças com baixo peso podem fazer uso de alguns produtos para aumentar a oferta calórica , com acompanhamento de uma nutricionista e controle de peso . Mas gostaria de deixar claro que a opção mais saudável será sempre o leite na forma pura ou batido com frutas e iogurte.

Não troque almoço ou jantar por mamadeira . Nunca . Crianças maiores de 1 ano de idade precisam comer bem e não mamar !

O objetivo do post é mostrar a você quanto açúcar oferecemos a criança . Adicionar algo no leite só aumenta o risco de obesidade e sem acrescentar nenhum benefício nutricional .

Reflita sobre estes hábitos tão enraizados na nossa cultura ! O paladar tão adocicado oferecido a crianças tão pequenas com certeza terá muita influência nas duas escolhas por uma vida inteira .

Fica a dica .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s