Vacina gripe : precisa comer ovo antes de tomar?

A Influenza, conhecida como gripe, está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo .A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 10% da população é infectada anualmente pelo vírus influenza e que 1,2 bilhão de pessoas apresentam risco elevado para complicações decorrentes da doença.

A gripe é causada por mais de um tipo de vírus influenza, classificados como A e B, e cada um possui subtipos. Os subtipos A que mais frequentemente infectam os humanos são os A (H1N1) e A (H3N2).

Pessoas de todas as idades são suscetíveis à infecção pelo vírus influenza, porém alguns grupos estão mais propensos a desenvolver formas graves da doença. Crianças estão no grupo de risco e devem tomar a vacina .

Recentemente recebi duas questões sobre o uso da vacina da gripe que eu gostaria de compartilhar : um casal não vacinou a sua filha pois acredita que , devido a sua filha estar em aleitamento materno e ter uma boa situação financeira , não possui risco de contrair o vírus .

Isso não é verdade . Todas as crianças devem ser vacinadas ! O vírus circula por todo o Brasil e não ocorre somente na população carente ou com deficiências nutricionais .

Outra questão é a desinformação de funcionários da saúde , que orientam pais a oferecerem ovo de galinha a bebês menores de 6 meses antes de tomar a vacina. Ora , pela orientação do próprio Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria , a papa salgada só deve ser oferecida a partir do sétimo mês de vida .

Além disso , a Sociedade Brasileira de Imunizações contra-indica o teste com ovo em lactentes antes de se fazer a vacina, pois ela não contém traços de ovo e deve ser realizada até em pacientes alérgicos a gema.

Mitos prejudicam a saúde das crianças !

Vamos saber mais sobre os mitos mais comuns com relação a vacina da gripe :

Não tomo vacina porque fiquei gripado depois de tomar

Os eventos adversos mais frequentes ocorrem no local da aplicação: dor, vermelhidão e endurecimento em 15% a 20% . Essas reações costumam ser leves e desaparecem em até 48 horas.

Em caso de sintomas não esperados (febre muito alta, reação exagerada, irritabilidade extrema, sinais de dor abdominal, recusa alimentar, sangue nas fezes, entre outros) é recomendado procurar imediatamente atendimento médico ou serviço de emergência para que sejam descartadas outras causas, pois, em princípio, não são relacionados à vacina influenza.

As vacinas influenza disponíveis no Brasil são todas inativadas (de vírus mortos), portanto sem capacidade de causar doença.

Pacientes alérgicos ao ovo de galinha podem receber a vacina?

Sim, esses pacientes podem receber a vacina. Alergia a ovo, mesmo graves como a anafilaxia, não são mais consideradas contraindicação nem precaução para o uso da vacina influenza. Pessoas com histórico de alergia ao ovo, mesmo graves como anafilaxia, não apresentaram reações alérgicas ao serem vacinadas.

Já tomei no ano passado , por isso não tomei este ano

A vacina é anual : deve ser tomada todos os anos pois os vírus circulantes mudam , assim como a vacina. A imunidade não é duradoura e diminui após 12 meses.