Gripe pode virar pneumonia ?

Tudo pode começar a partir de uma gripe sim! E devemos ter cuidado , pois segundo relatório da Unicef, 17% das mortes de crianças menores de 5 anos no mundo são causadas por pneumonia .

Por que isso acontece?

As crianças gripadas ficam mais vulneráveis, com menor capacidade de defesa do organismo e muita secreção . As bactérias se aproveitam da situação e podem se instalar causando uma pneumonia bacteriana.

Quando há algum quadro de infecção, seja na garganta, nos seios da face ou no ouvido, a criança pode inspirar as secreções infectadas com pus e bactérias, que vão parar no pulmão, desencadeando a pneumonia.

Qual a diferença entre uma gripe forte e pneumonia ?

Em ambos os casos , temos febre e tosse . A diferença será no estado geral da criança , que ficará mais cansada e com pouco apetite , evoluindo com piora gradual e maior frequência de febre nos casos de pneumonia .

É só catarro no pulmão …

Catarro no pulmão e ” começo” de pneumonia não existem . Na verdade , são sinônimos de pneumonia , mas ditos por médicos para abrandar o diagnóstico realizado .

E nada de pânico . A grande maioria dos casos será tratada com antibiótico em casa , sem a necessidade de internação ou acompanhamento. Se tratada adequadamente, evolui sem sequelas ou complicações .

Qual a diferença entre pneumonia e broncopneumonia?

Parece ser a mesma coisa , mas não é . Na pneumonia, a infecção acomete um ou mais pedaços do pulmão. Já na broncopneumonia, há diversos pedacinhos do pulmão infectados ao mesmo tempo. A diferença fica muito clara quando se observa um exame de raio X: se for pneumonia, a mancha branca que sinaliza infecção está concentrada, se for broncopneumonia, dá para enxergar vários floquinhos que parecem de algodão espalhados pelo pulmão.

Além disso, a broncopneumonia geralmente é causada por bactérias mais comuns, por isso costuma ser mais branda. Já a pneumonia é mais grave, proveniente de bactérias normalmente mais resistentes.

Como prevenir ?

Com vacinas . A pneumocócica, que imuniza contra as bactérias do tipo pneumococos, já faz parte do calendário gratuito de vacinação da criança. Ela é aplicada no segundo, no quarto e no sexto mês, com um reforço no 12º mês, e depois a cada cinco ou seis anos.

A partir dos seis meses de vida, a criança também pode tomar a vacina de gripe, que deve ser dada na primeira vez em duas doses e, depois, tomada anualmente .

Medidas como : manter as crianças longe do cigarro, arejar a casa (mesmo no inverno, é bom deixar as janelas abertas durante um período para que o ar circule) e lavar as mãos são essenciais no período do outono e inverno.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s