7 Remédios que não devem ser usados para menores de 1 ano

Nimesulida , lisador , buscopan e alguns xaropes não podem ser utilizados em crianças menores de 1 ano e principalmente em bebês menores de 3 meses. Sim, eu sei , seu pediatra te passou essa medicação , mas infelizmente algumas delas não fazem bem à saúde . Veja o porquê:

1) Nimesulida

A nimesulida é um medicamento usado para combater a dor (analgésico) e inflamações (anti-inflamatório).Os laboratórios que produzem o medicamento contraindicam o uso da medicação antes dos 12 anos de idade devido a alguns casos graves de reação adversa .

Alguns desses efeitos são problemas no estômago, nos rins, no fígado e alteração da coagulação do sangue. Quanto menor a criança , maior a intensidade dos efeitos adversos.

Existem opções de anti-inflamatório mais seguro para os menores de 2 anos e por isso , a nimesulida NÃO deve ser prescrita.

2) Lisador

Este ano foi publicado um estudo que proíbe o uso de bebês menores de 3 meses devido a sonolência intensa e ao aumento do risco em desenvolver leucemia linfócitica .

É importante lembrar que o organismo deles ainda está em desenvolvimento. Portanto devemos prestar atenção à classe medicamentosa, pois não são todas as que podem ser administradas com crianças. Opções de analgésicos e antitérmico mais indicada seria o paracetamol .

Alguns pediatras prescrevem para cólicas , com intuito da sonolência melhorar a qualidade de vida da mãe , mas pode levar a redução de peso por aumentar o intervalo das mamadas.

3) Buscopan

Antiespasmódico, sua formulação com dipirona ( buscopan composto ) não é mais fabricada. Não possui indicação na cólica do bebê e nunca deve ser usado sem avaliação médica.

Pode levar a efeitos colaterais como boca seca e retenção urinária, mas são raros . O grande problema é fazer uso sem tratar a causa da dor abdominal , mascarando sintomas , atrasando o diagnóstico.

4) Xarope para tosse

Existe uma grande variedade de remédio para gripe e tosse. Em sua maioria , com indicação para crianças acima de 2 anos de idade.

Infelizmente , muitas mães fazem uso de medicação por conta própria , cometendo erros em doses e horários . Crianças menores de 1 ano são muito sensíveis a doses , pois bebês com uma mesma idade apresentam pesos diferentes e por isso podem tomar doses diferentes para uma mesma doença .

Mascarar uma pneumonia nesta idade pode levar a sérias complicações .Usar xarope para tosse deve ter aval do pediatra . Sempre . Somente após um exame clínico é que a mãe possui autorização para realizar a medicação .

5) Descongestionante nasal

Nunca ! O uso de descongestionante nasal pode levar a alterações na frequência cardíaca e até a morte. Alguns médicos fazem uso desta medicação diluída em soro fisiológico , para lavagem nasal ou inalação , mas não é raro ocorrer sérias complicações .

6) Vicky vaporub

Pomadas, cremes e géis com cânfora não podem ser aplicados em bebês. Isso porque esses produtos podem causar irritação nas vias aéreas da criança, podendo até aumentar a produção de muco. O indicado é que esses medicamentos não sejam administrados em crianças até os dois anos de idade.

7) Aspirina

Esse tipo de medicamento é comum entre adultos para amenizar dores musculares e episódios de febre. O ácido acetilsalicílico (princípio ativo da aspirina), pode causar sangramento nas crianças e nunca deve ser utilizado em caso de dengue ou catapora .

Fica a dica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s