Você anda comprando composto lácteo ou leite para o seu filho?

Quantas mães não ficam em dúvida na seção de leite do supermercado? Ao avaliar as marcas disponíveis, em algumas latas o rótulo destaca que o produto é fonte de cálcio, ferro e zinco, além de conter um “mix” de vitaminas. Parece uma boa opção para crianças, certo?

O que muita gente não sabe , é que ao invés de levar leite , está comprando composto lácteo . Exemplos de composto lácteo : Neslac (Nestlé), Ninho Fases (Nestlé), Efagrow (Mead Johnson), Milnutri (Danone), Ideal (Nestlé).

Qual a diferença entre o leite em pó e o composto lácteo ?

Leite em pó

Leite em pó é o produto obtido por desidratação do leite de vaca integral, desnatado ou parcialmente desnatado e apto para alimentação humana. É um produto natural, composto por água, gordura, vitaminas, proteínas, enzimas e lactose e tem o cálcio mais biodisponível.

Composto lácteo

O composto lácteo surgiu como uma alternativa ao leite de vaca. É parte leite de vaca ( que deve ser no mínimo de 51%), óleos vegetais ( no lugar da gordura animal ) e prébióticos.

É um produto industrializado , mais caro do que o leite em pó. Muito pais o utilizam sem nem saber que se trata de um composto lácteo , como é o caso do Ninho fases.

Mas não é melhor para crianças ?

A propaganda do composto lácteo o promove como um alimento nutritivo, que ajudaria no desenvolvimento e aprendizado das crianças. No entanto, se a criança tiver uma alimentação saudável, ela não precisa de nada disso.

A maior desvantagem do composto lácteo está na quantidade de açúcar :

Um produto voltado para o público infantil , entre 1 a 5 anos de idade não deveria ter tanto açúcar e xarope de milho. Possui o dobro de carboidrato de um lata de leite em pó .

Considerando as informações nutricionais de um composto lácteo de uma marca famosa, em apenas 100 ml do produto diluído, um bebê de 7 a 12 meses ingere mais da metade do consumo energético recomendado para um dia todo.

E não se esqueça : quantas mães não adicionam achocolatado em pó ou farinha láctea ( Mucilon) com o Ninho fases?

Não é um produto adequado para o público infantil , que sofre com os índices crescentes de obesidade .

Xarope de milho faz parte da composição

Ele é mais barato, mais doce, mais solúvel nos alimentos e de mais fácil estocagem que o açúcar tradicional e tem um poder adoçante maior do que o açúcar, podendo ser utilizado em quantidades proporcionalmente menores para alcançar o mesmo poder adoçante.

Embora seja usado como alternativa ao açúcar tradicional – e visto por muitos como uma substituição saudável – o xarope de milho tem as mesmas calorias e provoca um impacto idêntico no corpo do que o açúcar.

Ingerir alimentos produzidos com o xarope de milho tem o mesmo efeito de se consumir uma refeição com alto teor de gordura. O excesso pode ser convertido em um tipo de gordura chamada triglicerídeos que, quando elevada, contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Dou prioridade a alimentos reais, sem tantos processos industriais e adição de suplementos vitamínicos.

A justificativa de que possui vitaminas e óleos vegetais , não compensa o preço pago. Uma boa alimentação , natural e variada , é a melhor escolha para a necessidade diária de vitaminas .

Fica a dica .

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Tamires disse:

    Qual melhor leite para ser dado.
    Tenho uma nene d 10 meses.
    E doh leite ninho fazes.
    Tenho medo de ressecar ela.pois ja tentei dar outro e resseca.
    Qual opcao vc daria???

    Curtir

  2. Laura disse:

    Dra Fernanda, e o leite ninho Levinho(semidesnatado), ele não é composto, pode?
    Bebê de 1 ano.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s