Vick Vaporub não pode ser usado em menores de 2 anos

O Vick VapoRub, remédio muito utilizado para aliviar sintomas de resfriado e congestão nasal, pode causar problemas respiratórios graves em crianças com menos de 2 anos. Em uma pesquisa publicada em uma revista americana, a conclusão do estudo foi de que o produto pode estimular a produção de muco e inflamar as vias aéreas, podendo levar a quadro de insuficiência respiratória .

Na embalagem do produto temos a informação de que o “medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos”. E acrescenta: “Para crianças entre 2 e 6 anos, consulte um médico.” Mas muitos pais não leem a indicação.

Não use no nariz e nem na sola do

É comum a utilização do unguento embaixo ou dentro do nariz, prática contraindicada na própria embalagem – “não ingira nem coloque dentro das narinas”.

A aplicação de Vick VapoRub dentro do nariz é contraindicada em qualquer idade, pois, além de irritar a mucosa, o produto pode se liquefazer com o calor do corpo e ser aspirado, levando a um quadro de pneumonia

A Procter & Gamble, empresa responsável pelo Vick VapoRub, divulgou nota à imprensa em que “enfatiza a importância de seguir as instruções de uso do produto conforme descritas na rotulagem” e afirmou que “trabalha globalmente com agências reguladoras e entidades pediátricas para se certificar de que os pais sigam corretamente as orientações de uso“.

Como usar ?

Na bula do remédio temos a indicação de uso : “para ser passado no peito, pescoço ou costas ou pode ser adicionado a água quente”. Não há nenhum efeito de que , se aplicado no pé , o produto será absorvido pelo corpo , ocasionado a melhora da tosse , como propagam centenas de sites na internet . Não há indicação desta prática nem pelo fabricante !

Danos à saúde provocados pelo produto

Saiba que mesmo em crianças e adultos, ainda não há estudos que comprovem que o Vick vaporub é bom para casos de tosse ou cogestão nasal. De acordo com a Clínica Mayo, o que ocorre é que o poderoso odor desta pomada faz o seu cérebro achar que você está respirando melhor, só que na verdade não está.

Vick VapoRub não faz bem para ninguém. Ele irrita as vias aéreas, o que causa um alívio imediato, mas o uso frequente pode levar o paciente a desenvolver rinite crônica – afirmam os especialistas . O maior perigo é quando os pais colocam o vicky dentro do nariz da criança – o produto pode ser aspirado pela criança, levando a um quadro de pneumonia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s