Posso usar aquecedor no quarto ?

Fui para Curitiba , na semana mais fria do ano , com temperatura próxima a zero . Como eu queria deixar o aquecedor ligado – no banheiro e no quarto- a noite toda ! Mas pintou a dúvida , será que pode ?

Os dias mais frios chegaram e parece não ter roupa e cobertor suficientes para esquentar as crianças : os pijamas mais grossos de moletom ou flanela saíram do armário e ainda assim, naquela visita que você faz ao quarto do seu filho durante a noite, o encontra todo descoberto e com as mãos geladas.

Posso usar aquecedor ?

O aquecedor é um bom aliado em dias frios, mas não devem ficar ligados por muito tempo. Enquanto você dá banho no bebê, não há nenhum problema em usá-lo. Deixar o aparelho ligado no quarto das crianças entre a hora do jantar e a hora de dormir também está liberado.O ideal sempre é utilizar aquecedores que consigam climatizar o ambiente, ou seja, desligam-se automaticamente quando determinada temperatura é atingida.

Recomenda-se que em ambientes com o aquecedor ligado, sempre se mantenha uma janela ou porta aberta para ventilação e circulação do ar para evitar aquecimento excessivo.

Os aquecedores diminuem a umidade do ar , assim como o ar condicionado. Isso faz com que as vias aéreas fiquem também mais ressecadas e não cumpram corretamente seu papel de filtrar o ar. Dessa maneira, a entrada de vírus, bactérias e impurezas no organismo fica mais fácil , provocando tosse e congestão nasal .

Uma das saídas é umedecer o ambiente com uma toalha molhada ou uma bacia com água (longe do alcance do seu filho) enquanto o aquecedor estiver ligado. Também é preciso trocar e limpar o filtro do aparelho nos períodos recomendados pelo fabricante.

E não se esqueça de que, mesmo com temperaturas, você deve abrir a casa todos os dias, ventilar os ambientes e manter os cômodos sempre limpos.

Aquecedores a gás : cuidado !

Os aquecedores a gás são perigosos para uso dentro de casa ou em ambientes fechados e devem ser evitados. O fogo resultante da combustão do gás gera gases tóxicos que, se inalados, podem levar a intoxicação grave e até a morte. O mais perigoso é que os sintomas de intoxicação por monóxido de carbono, por exemplo, podem passar despercebidos, e mesmo adultos podem não perceber que estão sendo envenenados por um ar contaminado.

Devemos usar esse tipo de aquecedor em ambientes abertos e ventilados, como varandas, terraços e calçadas.

Dicas :

• Verifique se a chama do aquecedor é azul. Se ela estiver com outra coloração (amarela, alaranjada ou roxa) o equipamento pode estar funcionando de forma defeituosa. Neste caso, chame um profissional qualificado para revisão do equipamento e da ventilação.

• Certifique-se de que as saídas dos gases ao exterior estão livres de obstruções e instaladas de forma regulamentada.

• Não utilize fornalhas e fornos de cozinha para esquentar o ambiente. É perigoso.

Lençol térmico para crianças? Não!

Para ser seguro, é preciso verificar se o material tem isolamento. Não é ideal para crianças pequenas que ainda têm chances de urinar na cama, pois podem levar choque. Há o risco de superaquecimento e desidratação , o que pode levar a sérias consequências .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s