5 alimentos indispensáveis para alimentação do seu filho

A Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebês sejam amamentados exclusivamente até o sexto mês. Só após esse período, os pediatras indicam a introdução de alimentos sólidos, como frutas e papas salgadas.

Existem alimentos que são indispensáveis na dieta infantil , pois possuem grande fonte de nutrientes e vitaminas para o desenvolvimento . Veja os principais :

1. Peixe

O peixe pode fazer parte do cardápio do seu bebê já nessa fase. Essa é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Se você está preocupado com os riscos de alergias, a recomendação dos especialistas é que essa proteína seja oferecida aos poucos. Isso porque, caso a criança apresente alguma reação, fica mais fácil identificar o que causou o problema.

Com relação às espinhas, o ideal é escolher os peixes que têm poucas ou que não as tenham, como cação, linguado ou badejo. Se não for possível, deve-se retirá-las com cuidado e atenção, e sempre checar mais uma vez antes de oferecer ao bebê.

As chances de ter um sono de qualidade e um QI mais alto são maiores para as crianças que consomem peixe ao menos uma vez na semana, aponta estudo recente da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA).

2. Ovo

A ciência afirma: o ovo é, sim, benéfico à saúde. É um dos alimentos mais nutritivos da natureza e excelente fonte de proteínas de alta qualidade. É um alimento quase perfeito: possui 13 vitaminas essenciais, minerais, proteínas de alta qualidade, gorduras insaturadas (saudáveis) e antioxidantes, e todos os nove aminoácidos fundamentais ao bom funcionamento do organismo, com apenas 70 calorias (um ovo cozido).

Deve ser oferecido a partir do sétimo mês , com a introdução da papa salgada , clara e gema e de preferência cozido e com a gema bem durinha.

Ovo de codorna é tão nutritivo e benéfico à saúde como o de galinha. No entanto, esses pequenos ovos possuem mais colesterol, considerando-se a mesma quantidade. Cinco ovos de codorna equivalem a um ovo de galinha.

3. Abacate

O abacate é um excelente alimento para ser oferecido aos bebês, principalmente durante o período da introdução alimentar.Fonte de vitaminas A, C e E, possui uma gordura muito boa que diminui o colesterol ruim (LDL), ajudando a reduzir a glicose no organismo.

Você pode misturar o abacate com outras frutas ou oferecer ele puro, mas sempre sem açúcar.Por ser rico em fibras, o abacate ajuda a regular o trânsito intestinal naturalmente, limpando e garantindo que o bebê não sinta dores por não conseguir evacuar normalmente.

É mais simples (e milhões de vezes mais nutritivo) do que oferecer uma papinha industrializada. Basta descascar, amassar e servir.

4. Brócolis

Muitos pais ainda não conhecem os benefícios do brócolis para crianças. Trata-se de um dos alimentos mais recomendados para complementar sua nutrição. É uma fonte importante de vitaminas, minerais, fibra e outros nutrientes chave para o desenvolvimento das crianças.

É um grande aliado do sistema imunológico, pois ajuda a reforçar as defesas para evitar doenças. Possui uma grande quantidade de fibras , melhorando o trânsito intestinal e uma grande quantidade de ferro , atuando na prevenção de anemias .

Adicionar brócolis na dieta infantil pode apoiar o processo de crescimento e fortalecimento dos ossos. A combinação de cálcio, magnésio e zinco que este vegetal oferece age de forma direta sobre a estrutura óssea, o que diminui o risco de fraturas.

5. Mel

O mel é o melhor remédio para a tosse. Isso é o que diz os estudos. Os cientistas dizem que os componentes encontrados no mel e reconhecidos pelas suas propriedades terapêuticas, matam micróbios e agem como antissépticos e antioxidantes. 

O alimento também conta com ação antioxidante e prebiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de microorganismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar, ele é ótima fonte de energia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s