Devemos ter medo do Berotec na inalação ?

É muito comum o uso do Berotec ( Fenoterol ) na inalação de crianças com quadros de tosse . Mas existem tantos mitos divulgados no boca a boca , que às vezes muitos pais sentem insegurança ao utilizar esta medicação . Será que ele realmente pode fazer mal à saúde ?

O Berotec tem como finalidade tratar a asma e bronquite, que causam o fechamento dos brônquios. Ele age promovendo uma dilatação dos brônquios contraídos . Medicação de escolha para alívio imediato nas crises , por ser inalatória e com tempo de ação curto , pode ter efeitos colaterais desagradáveis .

Indicações

Em crianças , o uso é restrito a asma e broncoespasmo . As doses variam de acordo com o peso , sendo em média 1 gota a cada 3 kg de peso .Na bula , as doses são mais genéricas :

Veja que a bula fornece uma média da dose , pois uma criança de 1 ano e outra de 5 têm pesos e estruturas corpóreas totalmente diferentes . Somente o médico poderá avaliar a dose correta. Não use por conta própria .

Observe que na bula a dose mínima é de 3 gotas , independente da idade . Por isso , uma dose menor do que 3 gotas não fará efeito algum !

Mas, afinal o Berotec faz mal ao coração?

O efeito do Berotec não se restringe ao pulmão . Durante e após a inalação são comuns os relatos de tremores , sonolência e aumento dos batimentos cardíacos . Isso ocorre devido à ação da substância nas musculaturas de outros órgãos , além dos brônquios .

Os efeitos colaterais são transitórios e sem sequelas . Apenas pacientes com doenças cardíacas possuem contraindicação formal para o uso .

Já ouvi falar de caso de morte …

Devido à sua ação na musculatura do coração , pacientes com arritmias ou doenças cardíacas não devem fazer uso .

O perigo mora no uso da medicação da forma incorreta ( dose errada ou uso por conta própria ) ou na associação com outras medicações .

Qualquer remédio usado de forma incorreta torna-se um veneno nas mãos erradas. Assim com um xarope ou descongestionante nasal podem levar uma criança a morte , o fenoterol mal utilizado também pode levar a complicações sérias e até a morte .

O berotec em associação com atrovent continua sendo a medicação de escolha , principalmente em urgências e emergências .

A medicação possui riscos e por isso só deve ser utilizada com prescrição médica.

Fica a dica .