Suco de frutas não é uma boa opção para bebês

Tão natural oferecer suco de laranja lima para bebê a partir dos 3 meses correto ? A ideia é de que os suquinhos de frutas são os primeiros a fazer parte da nova dieta do bebê , por ser uma opção saudável para introduzir aos baixinhos o mundo dos vegetais, certo? Errado!

O problema é que a bebida é dada para os bebês no lugar da fruta in natura. E algumas mães chegam até a substituir a água ou uma refeição pelo mamadeira de suquinho . Foi a partir dessa constatação que, em 2012, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) resolveu incluir em seu manual de nutrologia a recomendação de evitar o consumo de suco a partir do sexto mês .

O suco é água misturada à fruta, que perde toda a fibra. Por esse motivo, o consumo dessas bebidas pode hipersolicitar o pâncreas da criança, aumentando os índices de açúcar no sangue, tornando maiores as chances de desenvolver diabetes e obesidade na idade adulta.

Ele não é proibido, mas seu consumo acaba sendo exagerado e adoçado. Muitas vezes, essa quantidade de açúcar é semelhante àquela presente nos refrigerantes.

O consumo da fruta in natura estimula a mastigação , com texturas e aromas diferentes , reduz o consumo de açúcar e tem uma boa quantidade de fibras , contribuindo para a saúde intestinal .

Segundo o Ministério da Saúde (2013), os sucos não devem ser utilizados como uma refeição ou lanche, especialmente durante a introdução alimentar, uma vez que a capacidade gástrica dos bebês é pequena.

Mas e se meu filho não aceita ?

É normal os pequenos fazerem cara feia ao estranharem o sabor ou a textura de uma fruta que estão comendo pela primeira vez. E isso não significa que você deve partir para o suco.

Raspar ou amassar a fruta são boas opções. Experimente também começar com tipos mais fáceis de serem consumidos , como banana, pera e mamão e abacate. E lembre-se: respeite o tempo do seu filho. É uma questão de treino. Aos poucos, ele já vai estar comendo tudo.

Procure usar a papinha tradicional com o método BLW ( baby-led -weaning) . Isso irá facilitar e estimular o seu bebê para aceitar as frutas de maneira mais fácil e até divertida .

E para os maiores , tá liberado ?

Sucos naturais sem adição de açúcar podem ser incluídos moderadamente como parte da dieta em maiores de 1 ano, mas sucos industrializados não são equivalentes e não devem ser oferecidos.

Fique atenta , pois conforme a criança cresce, sua preferência por suco tende a aumentar (pois é docinho e fácil de tomar) e ela pede cada vez mais, tornando difícil controlar a quantidade.

Há uma possibilidade grande dessa criança passar a preferir o suco à fruta, diminuindo consideravelmente seu consumo e a variedade, passando a aceitar as opções mais pastosas e adocicadas , como banana e maçã.

Fora isso, à medida que a criança pede mais suco, vai ficando mais difícil para essa família manter o consumo de sucos naturais e o industrializado vai ganhando espaço.

Fica a dica .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s