Cebola para tosse : funciona?

Viralizado na internet , o uso da cebola cortada em pedaços teria mesmo eficácia no combate à tosse ? Ou pior , teria o poder de atrair mais bactérias e contaminar o ambiente ?

Recorri desta vez aos sites de grupo de mães ou mães blogueiras para entender melhor como funciona ” tratamento da cebola ” .

Técnica da cebola

A cebola crua deve ser cortada em 4 ou 8 partes e ser deixada no quarto da criança . Para algumas mães , a cebola tem o poder de “sugar” e “limpar” o ambiente , absorvendo as bactérias, renovando o ar . Já outras afirmam que a inalação do cheiro descongestiona as vias aéreas e tem ação expectorante .

Mas , todas garantem que a cebola resolve se a tosse for alérgica.

E aí , a cebola tem poder ?

Os especialistas são categóricos em dizer que a inalação do cheiro da cebola não melhora o quadro de tosse , e no caso das alergias , podem até piorar o quadro. Essa é a posição da Sociedade Brasileira de Pneumologia .

Quanto ao poder de limpar o ambiente , os infectologistas também afirmam que a cebola não tem ação contra germes e bactérias dispersos pelo ar . Não purifica o ambiente e também não mata vírus ou microorganismos .

E pode fazer mal ?

Circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp uma nota sobre o perigo da cebola : …”Em 1919, quando a gripe matou 40 milhões de pessoas, havia um doutor que visitou muitos agricultores para ver se ele poderia ajudá-los a combater a gripe, pois que muitos deles que haviam contraído a doença haviam morrido. Em uma visita na propriedade de outro fazendeiro, na mesma região, o médico se surpreendeu ao saber o bom estado de saúde que lá encontrou. Todos estavam muito saudáveis. Quando o médico perguntou ao fazendeiro que eles estavam fazendo para se protegerem da gripe, a mulher deste prontamente respondeu que ela colocava uma cebola cortada (com casca) em pratos e distribuía-os nos quartos da casa. O médico não podia acreditar. O médico não podia acreditar no que ouviu. Pediu ao fazendeiro para lhe entregar umas das cebolas que estava usando e pôs sob seu microscópio, quando então observou enorme número de bactérias da gripe ali acumulados.”

Essa nota também foi desmentida . Fique tranquila . Não há risco ou perigo para este tratamento alternativo. Se optar ou realmente acreditar no poder da cebola , faça . Mas nunca deixe de levar seu filho em consulta ou de seguir as orientações médicas .

Medidas como : umidificar o ambiente , controle de ácaros ( higiene de travesseiros , limpeza do local ) e uso de mel ( para os maiores de 1 ano ) são comprovadas cientificamente , sem riscos à saúde e muito mais eficazes.

Fica a dica .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s