Por que meu bebê baba tanto ? Será normal ?

É comum ver algumas mães reclamarem da “fase das babas” de seus bebês, pois em alguns casos é preciso muito babador para limpar tanta água que sai da boquinha deles. Mas você sabe dizer quando essa baba é normal e quando ela pode indicar algum tipo de problema?

Por que o bebê baba?

A baba é definida como a saliva que flui para fora da boca. A saliva é produzida nas seis glândulas salivares existentes na região, que podem produzir de dois a quatro litros por dia. Em bebês, babar pode ser um resultado de músculos subdesenvolvidos em volta da boca, muita saliva ou pouco controle da deglutição.

Os bebês babam porque ainda não têm coordenação para deglutir a quantidade de saliva produzida, que aumenta a partir dos 3 meses, muito antes da dentição. Essa salivação excessiva faz parte do desenvolvimento neurológico e bucal do bebê.

Nessa fase, a criança não apresenta coordenação neuromuscular adequada para engolir a quantidade de saliva produzida, fazendo com que essa escorra para fora da boca.

Quando melhora?

A situação melhora por volta dos 2 anos, quando a criança domina a arte de deglutir. Nesta fase há um maior amadurecimento do sistema neurológico, bem como da postura corporal, fatores que fazem a baba diminuir.

Caso não diminua, converse com o pediatra para ter a avaliação de um otorrinolaringologista e de um fonoaudiólogo.

Nascimento de dente aumenta a baba?

O excesso de baba do bebê também pode estar ligado ao nascimento dos dentinhos. A salivação e o processo inflamatório da erupção dos dentes estão ligados – a mãe pode observar uma piora da salivação no nascimento dos dentes .

Existem doenças que provoquem a salivação ?

Se os dentinhos do seu filho não estão nascendo e você está realmente incomodada como excesso de baba dele, procure um médico e tire a dúvida.

Uma baba excessiva ou fora de época pode indicar a presença de aftas, resfriados, refluxo gastroesofágico, frênulo lingual curto ou amígdalas e adenoide aumentadas. Para fechar o diagnóstico , somente com uma boa avaliação médica .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s