Chegou a hora da papinha!

Chegou a hora! O bebê já está com 6 meses e, além do leite materno, deve ingerir outros alimentos. Entre tantas opções, surge uma dúvida para mamães e papais: quais alimentos podemos oferecer para os pequenos?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é recomendado que a introdução alimentar comece a partir dos 6 meses de idade, sendo que, até lá, a amamentação deve ser exclusiva e em livre demanda. No entanto, mesmo com a alimentação já estabelecida, é indicado que a amamentação continue até os 2 anos, ou mais.

A introdução alimentar deve ser feita de forma lenta e gradual, respeitando o desenvolvimento do bebê e a região onde vive. Começamos pelas frutas e depois acrescentamos legumes e vegetais, verduras e proteínas. É importante ressaltar que neste momento, respeitar o tempo, a aceitação e o apetite da criança, é fundamental.

Cada criança é única, portanto, evite comparações e, na dúvida, busque a ajuda de um profissional que possa auxiliar no processo.

Mas, e os suquinhos ?

Outra dúvida comum entre a família sobre a alimentação infantil, é em relação aos líquidos. Pode dar suco para os bebês? A partir de que idade? Entre 6 e 12 meses somente água, após esta fase, os sucos naturais são bem-vindos. Sempre em pouca quantidade dando preferência para fruta in natura .

Quais os métodos de introdução alimentar?

Além da tradicional papinha, hoje em dia, outros métodos de introdução alimentar têm ganhado popularidade. Vale lembrar que, no momento de escolher a melhor opção para o seu pequeno, é importante considerar os hábitos e a rotina da família e do bebê.

Papinha tradicional

Este é um método mais comum , passado de mãe para filha que envolve amassar os alimentos, no liquidificador ou no garfo, e oferecê-los em forma pastosa ao bebê.  Por meio das papinhas, é possível misturar diferentes tipos de alimentos, mas, por outro lado, a criança come sem saber ao certo o quê está comendo e as texturas ficam indiferenciadas, já que são as mesmas.

O BLW

O método BLW tem ganhado muitos adeptos.  Pensado e desenvolvido pela britânica Gil Rapley, este termo significa, em tradução livre, “desmame guiado pelo bebê” (baby-led weaning) e consiste em oferecer alimentos em pedaços ao pequeno, de modo que ele mesmo se alimente, de acordo com sua curiosidade, apetite e interesse.  Mas a quantidade que o bebê consome pode ser insuficiente para manter uma boa nutrição.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso concomitante das duas formas : tanto as frutas como a papinha de sal podem ter uso da papinha tradicional ( textura e sabores de fácil aceitação ) e do BLW ( estímulo à apreciação de diferentes texturas ).

Dicas na hora de comer

• É importante evitar distrações! Prefira sempre sentar à mesa, tornando o momento da alimentação um ritual prazeroso para toda a família. Afinal, se alimentar é mais do que ingerir nutrientes, é uma experiência social importante e, quanto mais prazeroso for esse momento, melhor será sua relação com a comida. Evite tablets e televisão .

• Atenção ao que vai à mesa: se você não deseja que seu filho coma determinados alimentos, evite consumi-los em casa – lanches , batata frita e refrigerante, por exemplo .

• Criança não passa vontade ! Não é porque a criança viu alguém comendo determinado alimento que ela precisa comer também. Evite alimentos gordurosos e adocicados – estimule impalatáveis mais saudável .

• Horário deve ser mantido mesmo aos finais de semana :

Café da manhã (7h00min) : leite materno ou mamadeira;

Lanche da manhã (entre 09h00min): purê de frutas com banana e maçã;

Almoço (12h00min): purê de legumes com batata-doce, abóbora e couve-flor;

Lanche da tarde (entre 15h00min): leite materno ou leite artificial;

Jantar (entre 18h00min): mingau de trigo;

Ceia (21h00min): leite materno ou leite artificial.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s