Será que meu filho precisa tomar vitamina?

Você talvez já tenha escutado alguma vez que é bom dar uma vitamina para as crianças. Mas eles são mesmo necessários?

As únicas suplementações indicadas para todas as crianças no Brasil são de vitamina D até os 2 anos de idade e de ferro, até 1 ano de idade. Vitaminas fazem bem para a saúde. Todos sabemos disso, por isso nos preocupamos com uma refeição de qualidade .

Mas e quando nossos filhos simplesmente não comem ? Seja por seletividade ou dificuldade em aceitar novo alimentos , toda mãe já passou por algum stress a mesa , não é mesmo ? Como saber se meu filho não tem alguma deficiência de nutrientes ?

Tá faltando vitamina?

A fome oculta é a carência de micronutrientes – vitaminas e minerais – que não provoca sinais de desnutrição, mas a longo prazo favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade, osteoporose, hipertensão, diabetes e câncer.

Ao contrário do que se imagina, a fome oculta não atinge somente quem é magro ou está baixo peso, mas qualquer pessoa com alimentação inadequada.

Ela é causada pela baixa ingestão de nutrientes, principalmente por maus hábitos alimentares que priorizam o consumo de alimentos industrializados e deixam de lado as frutas, legumes e verduras. No Brasil , os principais micronutrientes com maior carência na população são a vitamina A, vitamina D, ácido fólico (vitamina B9), ferro, iodo e zinco.

Os sintomas mais comuns são : dificuldade de concentração, falta de energia, sonolência, desânimo, irritabilidade, cansaço, fraqueza e dores musculares. Tudo vai depender do nutriente em baixa. Por exemplo, a fadiga pode ser decorrente da falta de vitamina B12 ou de ferro, que predispõe à anemia. Já a ingestão insuficiente de potássio, cálcio ou magnésio pode ocasionar câimbras frequentes.

Outros sintomas :

Língua geográfica

Língua geográfica é um distúrbio benigno caracterizada pelas lesões avermelhadas um pouco salientes, que fazem lembrar os contornos de um mapa geográfico e podem migrar de uma área para outra da língua.

Ainda não se conhecem as causas da língua geográfica, mas a condição pode ter caráter hereditário e estar associada a alergias , como a asma e rinite e a deficiências nutricionais .

Queda de cabelo

Queda acentuada do cabelo e unhas fracas e quebradiças também são sinais indiretos de que algo não vai bem . Não há descamação do couro cabeludo ou das unhas – os sinais são bem discretos , sem outras lesões associadas .

Baixa imunidade

Criança que não come fica doente , já dizia a sua mãe . Isso porque alguns nutrientes são essenciais para o nosso sistema imunológico , como o ferro , zinco e a vitamina D. A carência destas vitaminas pode levar a quadros de infecções de repetição – a criança nem sarou de uma , já está embarcando em outra .

Come bem mas não ganha peso

Tem gente pequena que come igual adulto , mas mesmo assim não consegue ganhar peso adequadamente . A anemia é a causa mais comum nestas crianças .

O que fazer?

Suplementos vitamínicos podem ser usados para obter resultados em curto prazo. Mas a principal arma contra a fome oculta é a alimentação equilibrada. Em uma pesquisa brasileira , a maioria das pessoas têm consciência de que uma dieta saudável é fundamental, mas muitos admitiram que nem sempre conseguem comer o que deveriam – 45% gostariam de ingerir mais frutas; 44%, mais alimentos integrais; e 40%, mais verduras e legumes.

Dicas práticas para auxiliar e evitar a carência de nutrientes :

• faça check up das crianças com frequência : não leve seu filho ao pediatra somente quando estiver doente . Avaliações de peso , estatura e desenvolvimento neuropsicomotor são essenciais para um bom desenvolvimento.

• prefira alimentos in natura a processados e evite trocar comida caseira por fast food ou semiprontos.

• regra das 5 cores : peça a criança sempre comer 5 cores as refeições , a sua escolha . Assim , ela irá consumir nutrientes diferentes com uma brincadeira bem fácil de ser seguida .

• dê uma de “Masterchef” : chega de oferecer sempre o mesmo prato ! Crie novas composições e ofereça a criança o mesmo mas de formas diversas . Beterraba pode vir na salada ( crua ) ou cozida , misturada no molho de tomate , no meio do suco de laranja ou de melancia e até no meio da massa do bolo .

• use e abuse de iogurtes com granola e frutas frescas , massas de frutas congeladas ( yonanas) , gelinho de suco in natura ou “Danoninho” de frutas . Existem muitas receitas na internet .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s