5 causas mais comuns de dor na barriga em crianças

Uma das queixas mais comuns no Pronto Atendimento , a dor na barriga . Por isso , separei as causas mais comuns de dor e o que fazer quando isso acontece .

O que fazer em caso de dor?

Os incômodos na região abdominal nem sempre são sintomas de doença e podem estar ligados a emoções como ansiedade e medo. Nada que não ocorra com os adultos também, mas para mães e pais o difícil é saber qual dor de barriga seu filho está sentindo e como agir. É hora de correr para o médico? Remédio adianta? Espero passar?

Observe , observe , observe .

Por mais estranho que pareça, o mais importante não é a gravidade da dor. Gases podem causar gritos súbitos e inconsoláveis em uma criança que se contorce no chão por cólicas . Já um caso de apendicite pode levar a uma dor de baixa intensidade nos primeiros dias .

Por isso, é fundamental a história clínica . O pediatra necessita que os pais saibam caracterizar alguns sintomas e principalmente a frequência deles . Doenças mais graves geralmente estão associadas a sintomas , como vômitos , diarreia ou febre .Por isso , evite levar a criança direto ao hospital no primeiro episódio de dor. Observe .

E a medicação ? Devo dar ou não?

Sempre avalie com critério a necessidade da medicação . Quase 80% dos pais usam analgésicos ou anti-inflamatório – medicações inadequadas e que podem mascarar os sintomas importantes e prejudicar o diagnóstico.

Causas de dor de barriga

Cólicas por gases

Ocorre por imaturidade do sistema digestivo nos bebês e, nas crianças maiores , por alimentos que provocam gases, como feijão ou brócolis. São agudas , sem sintomas associados e melhoram ao deitar de bruços ou ao esquentar a região do abdome.

Quase a metade das crianças tem espasmos e cólicas, provocados por cólica .

A cólica intestinal por gases é intensa e pode deixar os pais bem assustados . Antes de correr para o telefone , procure lembrar sobre as evacuações anteriores – criança com gases geralmente está ressecada ( constipação intestinal ) . Uma boa massagem , hidratação e dieta laxativa já resolvem o problema .

Farra gastronômica

Esta é a dor do final de semana – salgadinhos , doces e refrigerantes em excesso – podem levar a dor . A alimentação inadequada e o consumo frequente de fast food são umas das principais causas de dor em adolescentes.

Náuseas e vômitos podem ocorrer e evoluir para diarréia . Tem curta duração e melhoram sem medicação .

Verminoses

Verme dá dor de barriga , geralmente crônica , isto é , a criança reclama de dor há muitos dias , mas de baixa intensidade . Em alguns casos há eliminação de vermes nas fezes ou muita coceira na região anal e raramente diarreias.

Intestino preso

É muito comum crianças que não evacuam procurar o pronto atendimento por dor. Nosso intestino provoca um movimento para eliminar as fezes que estão obstruindo o intestino , o que dá cólica . Por isso a dor melhora ao evacuar. É muito comum estar associado a falta de apetite.

Dor funcional

As dores funcionais são frequentes, e podem aparecer em 15 a 20% das crianças maiores e adolescentes. Quase sempre os exames bioquímicos ou radiológicos são normais, e as dores resistem a medicações para dor.

A retirada de derivados lácteos, glúten (proteína dos cereais mais comuns) ou outros alimentos pode ser feita , para avaliar quadros de intolerância alimentar e a resposta é imediata.

O que fazer ?

• Elimine as principais causas : faça uma boa alimentação rica em frutas e verduras e evite embutidos e gorduras. Tome vermífugo 1 vez ao ano e pratique atividade física regularmente .

• A atividade física ajuda na função intestinal e evita a o acúmulo de gases que provocam a maior parte das dores na barriga.Bons hábitos tratam a maior parte das doenças e o foco é a prevenção.

• Não medique desnecessariamente e beba muita água , para realizar uma boa limpeza e hidratação do organismo.

Fica a dica.