Mudança no calendário vacinal devido ao surto de sarampo

Devido à explosão no número de casos de sarampo no no Brasil ( mais de 11 estados declararam surto ) o Ministério da Saúde passou a recomendar a vacina para TODAS as crianças de 6 meses a 11 meses de idade .

Bebês de 6 meses a 1 ano de idade devem ser vacinados. Antes do surto de sarampo, a primeira dose da vacina era dada com 1 ano de idade e uma dose de reforço era aplicada aos 15 meses. Agora ficou assim: primeira dose entre 6 meses e 1 ano. As outras doses continuam valendo: uma dose com 1 ano e um reforço com 15 meses. Bebês que estão entre 11 meses e 1 ano devem tomar a vacina e aguardar 30 dias para fazer a outra dose.

Quem tem entre 15 e 29 anos deve ser vacinado, independentemente de estar com a carteira vacinal em dia. Esta determinação é muito importante, pois este é o grupo de pessoas que mais está sendo acometido pela doença.

Segundo o Ministério, três estados estão com surto ativo da doença: São Paulo, Rio de Janeiro e Pará. São Paulo lidera o ranking com o maior número de infecções, representa 82% de todos os registros.

Quem não toma?

Pessoas que estão com imunossupressão por quaisquer razões. Nestes casos, recomenda-se que se converse com o médico para receber as orientações individualizadas a cada caso em especial e gestantes e bebês COM MENOS de 6 meses NÃO devem tomar a vacina.

Não temos estudos específicos para essa faixa etária, que é naturalmente um pouco mais frágil e está com o sistema imune no começo do desenvolvimento. Embora a vacina seja muito segura para o restante da população, não dá usar em bebês com menos de 6 meses .

Mas há um jeito simples de proteger essas crianças: vacinar as gestantes e as puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz). Ao receber a injeção, a mãe produz anticorpos contra os vírus da gripe, que então são repassados ao recém-nascido. Não à toa, as duas turmas integram o público-alvo da campanha.

Além disso, os médicos pedem para as pessoas que convivem com o bebê também se imunizarem. Isso cria uma barreira de proteção em que o vírus nem sequer entra em casa.

Quem está amamentando PODE tomar a vacina. As mulheres que pensam em engravidar devem aguardar pelo menos 1 mês depois de receberem a vacina.

Mas e as outras vacinas do bebê , como fica?

Bebês de 9 meses que ainda não tomaram a vacina da febre amarela: tomem PRIMEIRO a vacina do sarampo, aguardem 30 dias e DEPOIS tomem a da febre amarela.

Aqueles que já tomaram a vacina da febre amarela devem aguardar pelo menos 30 dias para fazer a vacina do sarampo.

A vacina é segura e é, de fato, a única forma comprovadamente eficaz para se proteger do Sarampo.

Meu filho tomou com 1 ano e 1 ano e 3 meses , também precisa de outra dose ?

Não ! Crianças vacinadas , com o esquema completo de duas doses não precisa tomar outro reforço .

Por que os adultos devem se vacinar?

Não seja responsável pelo surto de sarampo ! Um adulto não vacinado pode contaminar dezenas de pessoas próximas a ele . Trata-de da sua família e dos seus parentes mais próximos , principalmente filhos , sobrinhos e avós .

Crianças abaixo de 6 meses e gestantes não podem tomar a vacina mas podem ficar doentes ! Por isso é fundamental que as pessoas próximas estejam imunizadas e protegidas contra a doença .

O sarampo mata e não tem tratamento .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s