Por que vacina pentavalente é fundamental ?

Antes da era da vacinação contra o Hib, essa bactéria era grande causa de doença grave em menores de 5 anos. No final dos anos 1980, ela foi a principal causa de meningite bacteriana nessa faixa etária, acometendo uma em cada 200 crianças.

Entre as que adoeciam, 25% sofriam danos cerebrais permanentes.

A partir do início dos anos 1990, a quantidade de casos caiu muito, praticamente desaparecendo em países que, como o Brasil, conseguiram vacinar praticamente todas as crianças a partir de 2 meses de vida.

Destinada a bebês a partir de 2 meses de idade, a vacina Pentavalente, que previne contra cinco tipos de doenças, está em falta em vários postos de saúde . Ela deve ser ministrada em três doses, aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade. O reforço deve ser feito com um ano e três meses.

O problema é nacional .

Em nota, a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde disse que os lotes da vacina pentavalente recebidos recentemente foram reprovados pela Anvisa e pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Por isso, o ministério não distribuiu as doses e exigiu que os lotes fossem substituídos.

Mas até este mês , não há previsão de regularização da entrega das vacinas aos municípios.

Meningite por Haemophilus

A bactéria Haemophilus influenzae tipo b vive na garganta das pessoas e, mesmo sem causar doença no portador, pode ser transmitida por via respiratória (gotículas de saliva e secreções), por meio de tosse, espirros e respiração.

Em pessoas não imunizadas, o Hib pode entrar na corrente sanguínea e disseminar-se pelo organismo, causando meningite, pneumonia, inflamação da garganta, otite, artrite, infecção da membrana que recobre o coração, infecção dos ossos, entre outros problemas sérios.

A bactéria pode causar duas infecções graves, frequentemente fatais: meningite e epiglotite.

As infecções por Haemophilus influenzae são tratadas com antibióticos. Nos casos mais graves , há necessidade de internação e as crianças serão mantidas em isolamento para evitar que outras pessoas fiquem expostas a gotículas infectadas no ar (chamado isolamento respiratório) por 24 horas depois de se iniciar os antibióticos.

Como evitar?

A principal forma de prevenção é a detecção e o tratamento precoce dos casos, evitando-se, principalmente, que a doença seja transmitida a outras pessoas. Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningite. Dentre estas, está disponível no calendário básico de vacinação da criança a vacina contra a meningite por Haemophilus influenzae tipo b ( pentavalente ).

Por isso a vacinação aos 2 meses é fundamental e não deve sofrer atrasos . Estamos lidando com crianças e vidas que podem ter seu futuro comprometido .

A recomendação dos órgãos de saúde é que os pais evitem aglomerações, mantenha os ambientes ventilados e ligue nas Unidades de Saúde para aguardar o envio dos lotes .

Você acha isso certo?

Até quando ficaremos calados ?

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Lílian disse:

    Dra, tenho um bebê de 6 meses que não tomou a Penta. Entrei em contato com os órgãos responsáveis, ministério da saúde, prefeitura, vigilância epidemiológica estadual. E a resposta é a mesma. Sem previsão.
    Tenho medo do que foi citado: ” vacinas reprovadas pela Anvisa”. E as vacinas que circularam anteriormente ? Qual a qualidade delas? Confesso que não consigo confiar…ao mesmo tempo não posso deixar de vacinar o meu filho…

    E o pior. Quando fui no posto aplicar as vacinas de 6 meses, aproveitei e pedi pra aplicar a de sarampo. Tive que brigar para que aplicassem. Disseram: seu filho já comeu ovo? Se ainda não, não posso aplicar…

    Tá complicado …

    🙄😞😞😞

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s