Tempo seco e quente : como proteger as crianças ?

O tempo está seco na sua cidade? Saiba que o impacto desse clima atinge a saúde das crianças . Sintomas de ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz e, principalmente, doenças respiratórias são bem comuns .

Nas grandes cidades, a situação se complica : partículas de poluição ficam mais tempo suspensas no ar e são inaladas em maior quantidade .

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando a taxa cai para 30% é considerada uma situação de alerta e prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.

O horário crítico, em geral, ocorre entre 15h e 16h. Quando o nível cai para menos de 30%, os prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes: dor de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, os olhos ficam vermelhos , a pele seca e o cansaço também é maior .

A baixa umidade do ar afeta diretamente nossa hidratação e dificulta todo o funcionamento do nosso organismo, uma vez que a água é fundamental : regula nossa temperatura , o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, transporta nutrientes e lubrifica as mucosas.

O corpo fica com menos água para trabalhar e todas as funções que dependem do líquido podem ser afetadas, deixando o organismo mais vulnerável.

O que fazer?

Para evitar ou minimizar esses problemas, é preciso alguns cuidados. Em primeiro lugar, fique atenta com a hidratação das crianças. É fundamental oferecer bastante líquido. Água, sucos, água de coco e chás são boas opções.

Alguns alimentos são também importantes, como frutas ricas em líquidos ( melão e melancia ) , legumes e verduras bem coloridos melhoram a imunidade , fortalecendo o organismo .

Se o bebê mama apenas no peito, convém oferecê-lo mais vezes. Não há necessidade de oferecer água .

Outra dica é colocar soluções fisiológicas no nariz da criança e fazer inalações somente com soro para aliviar o desconforto respiratório. Se a irritação for nos olhos, vale pingar algumas gotas de soro e fazer uma limpeza para umidificar o local.

Em casa, a higiene do ambiente com pano úmido no chão e nos móveis é fundamental para eliminar o acúmulo de poeira e evitar crises de alergia. Também é importante manter os ambientes arejados, seja com umidifcadores ou toalhas molhadas. Evite, ainda, lugares fechados, com aglomeração de pessoas, como shoppings, mercados e cinemas.

Atenção aos baldes ou bacias : o risco de afogamento é grande para crianças , principalmente abaixo dos 2 anos de idade .

A pele também merece atenção. Evite banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele, e use um creme hidratante. Lembre-se também de que as atividades físicas ao ar livre não devem acontecer entre 10 e 16h, quando o tempo está mais quente e o ar, mais seco.

 Atenção aos sinais !

Os sintomas mais comuns ocasionado pelo tempo seco são dor de cabeça , sangramento nasal , irritações e manchas brancas na pele , irritação e coceira nos olhos e principalmente alteração da coloração da urina .

Nesta época do ano muitos pais procuram o pediatra devido à redução do volume do xixi e a sua coloração mais escurecida . A orientação é sempre a mesma , tomar mais água . Faça o teste : coloque um recipiente de 2 litros de água e monitore o volume que o seu filho ingere ao longo do dia .

Fica a dica .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s