Qual a melhor mamadeira ?

Comprar uma mamadeira não é , com certeza , uma tarefa fácil para pais de primeira viagem . São tantos modelos, formatos e tamanhos que fica difícil escolher . E o pior , nem sempre seu bebê aceita o modelo mais caro que você comprou com tanto carinho …

O aleitamento materno é recomendado para todo bebê , mas se não for possível , as mamadeiras são a única forma para administrar leite / fórmula láctea .

E o copinho ?

O uso do copinho é recomendado apenas para complementar o aleitamento materno. Quando há necessidade de volumes superiores a 60/70 ml por mamada , os pais devem utilizar a mamadeira.

Formato

padrão : comuns , tem a boca estreita.

boca larga : são mais fáceis de limpar e o bico tem o formato mais próximo do seio materno.

Material

plástico : desde 2011 são proibidas mamadeiras com BPA ou bisfenol-A, que pode causar danos à saúde dos bebês. São mais baratas , fáceis de transportar e por serem mais leves , a criança consegue segurar depois de uma certa idade. Podem acumular resíduos e cheiro .

vidro : maior durabilidade e não deixam resíduos ou cheiro . São perigosas e nunca devem ser deixadas com a criança , pelo risco de quebrar. Para evitar acidentes , pode ser colocada uma capa de silicone . Tem valor mais elevado.

• silicone : flexíveis , fáceis de limpar por não precisar de uma escova específica para limpeza . Como são rombas , tombam com facilidade , mas tem uma textura interessante para o bebê

Tamanhos

60 a 80 ml : a chamada “chuquinha”, não devem ser comprada , pois o material geralmente não é adequado ( bico de látex + plástico de baixa qualidade)

• 120 a 150 ml : mamadeira média

240 a 250 ml : mamadeira grande

330 ml : mamadeira extra grande , geralmente utilizada para crianças acima de 2 anos .

Bicos

• látex : em desuso devido a baixa durabilidade e riscos à saúde e desenvolvimento de alergias.

silicone : mais utilizados . Devem ser trocados a cada 3 meses.

Nem todos os bebês se acostumam rápido com a mamadeira, e às vezes é preciso experimentar mais de um bico, portanto não compre todas de uma vez.

Bebês menores , recém nascidos , não se adaptam muito bem as mamadeiras tipo “seio materno” porque o bico é longo e geralmente encosta na parte posterior da boca , provocando o reflexo de vômito .

Por isso os modelos se diferenciaram em bicos menores e mais laterais , melhorando a aceitação e sem náuseas :

Função

• comum : sem característica especial

anti – cólicas: também chamadas de anti – refluxo , possuem uma válvula que permite  a entrada de ar na mamadeira evitando a formação de vácuo, as bolhas de ar ficam no fundo da mamadeira e não se mistura no líquido, reduzindo sensivelmente a incidência de cólicas e gases no bebê. Possuem um sistema de fluxo contínuo e isso ajuda a diminuir o leite em excesso em excesso e o regurgitamento.

Qual a melhor mamadeira ?

Depende da idade , do bebê e do seu bolso . Nem sempre um modelo mais caro será o melhor para o seu filho .

Uma regra é unânime: NUNCA USE CHUQUINHA ! Este tipo de modelo não é adequado por usar látex . O volume máximo é de 50 ml , o que dificulta a diluição correta ( 1 medida para cada 30 ml de água ) e casos de diarreia e cólicas são comuns .

De uma forma geral , a mamadeira simples , com bico de silicone ortodôntico , número 1 já é o suficiente para um bebê recém nascido . Não há necessidade de um modelo semelhante ao peito ( boca larga e bico redondo ) para evitar o desmame.

Usar a mamadeira favorece o desmame , independente do modelo , mas isso não é uma regra : muito bebês conseguem complementar o leite e manter o aleitamento sem intercorrências .

Fica a dica .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s